Receita surpreendente inova o sabor do tradicional salgado. Outro destaque é a coxinha de 1kg: ‘gosto de fazer diferente’, diz empresário que tem um cardápio com 48 opções de coxinha. Coxinha com massa de açaí e recheio de peixe frito; conheça lanchonete que inovou ao produzir salgados no PA
Redes Sociais
A coxinha, um dos lanches mais populares do país, presentes nas mesas de aniversários e queridinho como petisco de bar, é uma paixão nacional. O Brasil ama tanto essa delícia que criou uma data para comemorar: o Dia da Coxinha, celebrado nesta quinta-feira (18). O salgado no Pará vem ganhando destaque, principalmente pela diversidade de sabores produzidos com ingredientes da região.
Uma lanchonete de Belém resolveu inovar ao criar um cardápio de coxinhas com ingredientes inusitados, entre os destaques estão a coxinha com massa de açaí e recheio de peixe frito com vinagrete, a de pato no tucupi com arroz negro, além da tradicional feita com massa de maniçoba.
Originalmente a coxinha é um salgado feito apenas com frango, a massa é produzida com trigo e frita em óleo bem quente. Existem dúvidas sobre a origem do salgado, mas muito se acredita que tenha surgido na década de 1920 nas fábricas do interior de São Paulo com referências advindas da França.
Para regionalizar o salgado, o Rei da Coxinha Pará, lanchonete responsável pela criação dos novos modelos da fritura, mesclou os alimentos que os paraenses cotidianamente comem nas refeições, trazendo para o lanche sabores originais da Amazônia e que cativam o público.
“Quando eu decidi entrar neste mercado, falei que gostaria de fazer o diferente, então sempre penso na experiência degustativa que os clientes vão ter, seja com a massa ou recheio”, contou Clemerson Gomes, dono de lanchonete especializada em coxinha.
Variedade de Sabores
Dentro do cardápio do estabelecimento, são mais de 48 sabores diferentes: coxinhas veganas, de sushi, coxiburguer, com massa de pão de queijo, bacon, camarão com jambu, baiana, carioca, mexicana e vegetariana.
Algumas produções são mais elaboradas, como a de vatapá e arroz paraense, um sabor sazonal que é vendido apenas no período das festividades do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações de fé que ocorre na cidade de Belém, e reúne milhares de turistas e fiéis na cidade.
Lanchonete paraense produz coxinhas diferenciadas com alimentos da amazônia
Redes Sociais
Coxinha de 1kg
Por serem produzidas com massas e recheios nada tradicionais, a montagem e fritura sempre são feitas a partir dos pedidos dos cliente. O empreendimento busca deixar de lado a exposição nas vitrines, deixando o público mais interessado a consumir o salgado paraense de forma quentinha e saborosa.
Um outro modelo que faz bastante sucesso e é muito procurado na lanchonete são as coxinhas com o peso de 1 kg, distribuídas em 450 gramas de massa e 550 gramas de recheio, produzidas no sabor carne, frango e mista com queijo e presunto.
O proprietário revela que pretende ainda fazer um grande concurso desafiando 5 seguidores da loja a comerem em menos tempo o salgado. Segundo ele, quem ganhar vai receber uma passagem para viajar e um voucher para usar na lanchonete.
Sobre o espaço
Para estruturar todo o empreendimento, Clemerson contou que passou por muitas situações desagradáveis, desde a saída de seu antigo emprego até o processo de depressão, onde viu a necessidade de abrir seu próprio negócio como uma saída para alavancar sua situação financeira.
Clemerson Gomes, Proprietário do Rei da Coxinha Pará
Redes Sociais
Inicialmente a lanchonete se concentrava apenas em um pequeno espaço dentro do estacionamento de uma loja, localizada na Augusto Montenegro, em Belém. Atualmente com o “boom” das vendas, ele já inaugurou um novo espaço, mais gourmetizado no centro da capital paraense.
No local são ofertados almoços, lanches da tarde, drinks e também sobremesas para quem deseja saborear um paladar mais adocicado. Uma das ofertas são as coxinhas de churros e Romeu e Julieta com preços que variam entre R$10 à R$50 reais.
O g1 Pará obteve acesso à lista exclusiva de sabores disponíveis e que ainda irão entrar no cardápio da lanchonete. Confira abaixo:
Coxinha – Bacalhau
Coxinha – Bacon / Cheddar
Coxinha – Bombom
Coxinha – Calabresa
Coxinha – Camarão
Coxinha – Camarão com jambu
Coxinha – Caranguejo
Coxinha – Carioca
Coxinha – Carne
Coxinha – Carne com ovo
Coxinha – Charque
Coxinha – Chocolate
Coxinha – Churros
Coxinha – Coxiburguer
Coxinha – Dogão
Coxinha – Feijoada
Coxinha – Frango
Coxinha – Maniçoba
Coxinha – Marguerita
Coxinha – Mariscada
Coxinha – Mexicana
Coxinha – Mineira
Coxinha – Mista
Coxinha – Quatro Queijos
Coxinha – Queijo
Coxinha – Quibe de carne
Coxinha – Quibe de queijo
Coxinha – Romeu e Julieta
Coxinha – Salsicha
Coxinha – Sushi de Camarão
Coxinha – Sushi de Salmão
Coxinha – Vegana
Coxinha de Açaí
Coxinha Nordestina
Coxinha de Açaí da Ilha
Coxinha de Picanha
Coxinha de Linguiça
Coxinha Cupuaçu
Coxinha de Carne Louca
Camaxeira
Coxinha de Salame
Coxinha de Peperone
Coxinha Paraense
Coxinha de Pirarucu
Coxinha de Piracuí
Coxinha de Pato
Coxinha de Pato com Arroz Negro
Coxinha de Arroz Paraense
Coxinha de Vatapá
Coxinha Fit
Coxinha Vegetariana
Coxinha de Pupunha
Para quem ficou curioso e deseja conhecer mais do empreendimento, basta acompanhar as redes sociais @reidacoxinhapa ou realizar um pedido pelo whatsapp no 91 98116-3245 / 91 98241-29-75.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Dia da Coxinha: paixão nacional ganha recheio regional de peixe frito com massa de açaí no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.