Estudante autista tenta realizar sonho de entrar na universidade no PA pelo Enem: ‘pessoas com deficiência nunca devem desistir. Somos capazes’


Igor Nascimento, de 26 anos, tenta passar no curso de ciência da religião. Primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste fim de semana. Estudante autista, Igor Nascimento com seu material de estudos
Acervo Pessoal
Igor Nascimento, de 26 anos, tem um sonho: passar no curso de ciência da religião. O estudante, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um dos paraenses que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana.
Para o Enem deste ano, o estudante está sentindo confiança e acredita que a dedicação e noites em claro serão recompensadas com a tão sonhada aprovação no vestibular.
“Assim como eu, pessoas com deficiência e principalmente com Transtorno do Espectro Autista nunca devem desistir, somos capazes! Basta ignorar o que as pessoas preconceituosas pensam e se apoiar nas que acreditam em nós e que podemos ingressar na universidade e escolher o curso dos sonhos”, incentivou estudante.
Desafios
Desde que terminou o ensino médio em 2021, Igor tenta entrar em uma universidade. A escolha pelo curso de ciência da religião vem de uma paixão quando ainda estava no ensino fundamental.
Naquela época, ele sempre tirava notas boas nesta disciplina e se interessava pelas diversas religiões aprendidas em sala de aula.
O jovem conta que não era estimulado na escola onde estudava e enfrentava bastante preconceito pelo seu jeito e comportamento durante as aula.
“Desde criança sofri muito preconceito nas escolas onde passei, não me aceitava pela minha inquietação e hiperatividade”, relembrou Igor.
Mesmo diante dos desafios, Igor persistiu e há 6 meses participa de um cursinho municipal em Marituba, local onde se dedica e aprende diversos conteúdos voltados para a realização do Enem.
Igor e professores no cursinho municipal
Acervo Pessoal
Dedicação
Para Igor, a matéria que mais sente dificuldade é matemática. Ele diz que perde o foco muitas vezes, mas se esforça ao máximo para entregar o seu melhor.
“Tento dar o meu máximo em todas as aulas, tirando dúvidas e com certeza aprendendo com cada professores que ensinam com carinho, sorriso e amor a nós alunos”, afirma.
Além das aulas no cursinho, em casa o estudante se dedica todos os dias para absorver os conteúdos, buscando ferramentas para auxiliar na fixação das matérias. Uma das táticas que usa são os vídeos na internet que esclarecem dúvidas e facilitam o aprendizado.
Para a redação, Igor aposta que o tema poderá ser sobre meio ambiente ou saúde pública. Segundo o estudante, se houver a junção das duas temáticas ele iria se sair bem.
*Sob supervisão de Marcus Passos.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.