Evento internacional em Belém reúne cadeia do setor de pesca da bacia amazônica

Programação começa neste domingo, 3, com presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Belém recebe a partir deste domingo (3), até terça-feira (5), a primeira edição do Internacional Fish Congress & Fish Expo Brasil, congresso que reúne a cadeia do setor de pesca com painéis de discussões.
A solenidade de abertura do evento está marcada para 18h, com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), do Governo do Estado, autoridades de outros países da bacia amazônica.
O ministro André de Paula, da Pesca e Aquicultura, durante cerimônia de apresentação
Reprodução/TV Brasil
São mais de 80 especialistas, workshops, feira de negócios e tecnologia e espaços para gastronomia regional, incluindo aulas-show com chefs locais.
O evento é realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. As inscrições continuam abertas e gratuitas, e podem ser feitas no site oficial do evento.
A programação do evento inicia pela manhã, a partir das 9h30, com painéis de debates sobre o potencial do setor da pesca na Amazônia e a Feira de Negócios e Tecnologia.
Entre os temas conjunturais e de mercado que serão discutidos no evento estão rastreabilidade e certificação, bioeconomia, pegada de carbono e Fundo Amazônia, e ainda temas técnicos com o objetivo de impulsionar a produção e a rentabilidade aquícola nas águas amazônicas.
Programação
O primeiro painel deve abordar “Tendências e desafios para a produção e o consumo de pescado a nível mundial e o papel estratégico da aquicultura e pesca no desenvolvimento de uma Amazônia próspera e sustentável”, com a participação do diretor-adjunto da Divisão de Política e Recursos de Pesca e Aquicultura da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Audun Lem, e o presidente do IFC Brasil e ex-Ministro da Pesca, Altemir Gregolin.
Dentro da programação do IFC Amazônia está a Fish Expo, que reúne elos da cadeia do pescado – da produção e industrialização à comercialização – com participação de empresas de nutrição, aditivos, genética, sanidade, automação na produção, equipamentos para embarcações pesqueiras, máquinas de beneficiamento, fornecedores da indústria de processamento, logística, etc.
“Queremos ser a vitrine de um produto que tenha selo de qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade”, afirma Eliana Panty, CEO da Fish Expo no IFC Amazônia.
Corredor do Sabor
O público do IFC Amazônia poderá conhecer de perto os produtos paraenses que têm Indicações Geográficas (IG) e aqueles que estão demandando o reconhecimento.
O registro é conferido a produtos ou serviços que são característicos do local de origem, lhes atribuindo reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.
O espaço do Corredor do Sabor vai apresentar ao visitante as 4 IGs do Pará, já reconhecidas e registradas junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial):
Tomé-Açu para o produto cacau;
Terra Indígena Andirá Maráu para o produto waraná e bastão de waraná (guaraná);
Marajó para o produto queijo;
e Bragança para o produto farinha de mandioca.
O corredor também deve ser vitrine para produtores com potencial para futuras indicações, como o chocolate, da ilha do Combu; o mel, do nordeste paraense e o açaí do Pará.
No Corredor do Sabor também serão realizadas aulas com chefs locais na cozinha show, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
Serão apresentações de preparo de pratos regionais com seis chefs locais. Quem comandará o fogão serão os chefs Edvaldo Caribé Costa Filho; Antônio Comaru; Lucilene Gonçalves Torres; Wagner Vieira; Nazareno Alves e Fábio Sicília. As aulas ocorrem nos três dias de evento, em duas sessões, iniciando às 15h e às 16h30. As aulas têm cerca de uma hora de duração.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.