Papa Francisco: conheça mais sobre a trajetória e feitos do líder católico

Líder máximo da Igreja Católica, Papa Francisco é uma figura carismática até para quem nem é seguidor do catolicismo.

Papa Francisco foi o primeiro sul-americano eleito para o cargo – Foto: Reprodução/ND
Com uma postura humilde e discurso aberto para um mundo contemporâneo, o pontífice trouxe uma nova abordagem para seu papado, mesmo mantendo as tradições religiosas.
Quem é Papa Francisco?
Batizado Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco tem atualmente 88 anos e nasceu em Buenos Aires em 1936, sendo assim o primeiro papa sul-americano da história.
Membro dos jesuítas desde 1958, antes de se tornar papa, Francisco atuou como Arcebispo de Buenos Aires e cardeal, sendo conhecido por seu estilo de vida simples e sua proximidade com os pobres.
Em 13 de março de 2013, foi eleito o 266º papa da Igreja Católica, quebrando o ciclo de líderes europeus escolhidos para o cargo.
Conforme a tradição religiosa, escolheu o nome Francisco para representar seu papado, em referência a São Francisco de Assis e sua devoção aos mais necessitados.
Logo após ter sido eleito, o Papa Francisco fez uma visita ao Brasil Foto: Enilton Kirchhof/FAB/ND
O papado de Papa Francisco
A própria escolha de nome do Papa Francisco já indicava que o novo líder seguiria uma linha menos conservadora e tradicional que os papas anteriores.
Desde o começo, o pontífice pregou pela importância do acolhimento, da misericórdia e da humildade.
Em seus discursos, o Papa começou a abordar temas como a proteção dos refugiados, o cuidado com o meio ambiente e a justiça social.
Adotando um discurso inter-religioso, Francisco se aproximou de líderes políticos e religiosos ao redor do mundo, em busca da promoção da paz e cooperação entre as nações.
Essa mudança de postura proporcionou momentos históricos, como a viagem do papa ao Iraque em 2021, em uma ação que promovia a abertura para a conversa com líderes de outras religiões.
Desafios do Papa Francisco
Prestes a completar 12 anos de pontificado, Papa Francisco não passou esse período incólume a polêmica ou atritos com a própria Igreja Católica.
Um dos principais aspectos foi a questão da investigação sobre os abusos sexuais cometidos por padres e líderes da Igreja, cujas denúncias se tornaram mais frequentes nos últimos anos.
Apoiando a apuração desses crimes e penalização dos investigados, o papa enfrentou resistência na Igreja, conservadora em trazer temas que macularam a imagem da instituição a público.
Outro ponto de debates internos foram as suas reformas administrativas no Vaticano, cortando custos e aproximação com a comunidade LGBTQIAP+ e com fiéis divorciados, estremecendo a relação com setores mais tradicionais do catolicismo.
O papado de Francisco também é marcado pela aproximação do pontífice com novos públicos – Foto: Divulgação/Vatican News/ND
Entretanto, mesmo enfrentando críticas e recentes problemas de saúde, Francisco continua em sua tarefa de modernizar a Igreja, tornando-a mais acessível a todos.
O papa recebe salário?
Para quem se pergunta sobre o tema, a resposta é que o pontífice não é assalariado. Membro da Companhia de Jesus, Papa Francisco fez voto de pobreza desde que entrou para a comunidade religiosa.
Contudo, sua alimentação, moradia, viagens e cuidados pessoais são mantidos pela Igreja Católica, responsável pelos cuidados do líder religioso.
Inclusive, o Papa utiliza de um vasto fundo de dinheiro de caridade, preservado pelo Vaticano para realizar as suas doações às instituições e organizações sociais aos quais ajuda.
O assunto já foi abordado em outras entrevistas e até mesmo no documentário ‘Amém: Perguntando ao Papa’, disponível no Disney +.
Sempre bem-humorado, Francisco declarou o seguinte sobre os seus bens. “Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou outra coisa, eu peço. Eu não tenho um salário, mas isso não me preocupa porque sei que serei alimentado de graça”, afirmou o líder máximo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.