A gestão da Fesporte está sob o comando de Jeferson Ramos Batista, professor de educação física da rede estadual, ex-preparador físico e dirigente do Guarani de Palhoça e secretário de esporte municipal. É ele que terá a missão de fazer crescer o desenvolvimento das modalidades esportivas de Santa Catarina.
Jeferson Ramos Batista assumiu como presidente da entidade – Foto: Rodrigo Polidoro/ND
Em entrevista na sede da entidade, o presidente da entidade disse estar bem por dentro do que já estava sendo feito e prevê desafios para a gestão. Um dos projetos importantes é o Bolsa Atleta, que conta com o apoio também dos municípios.
“Santa Catarina possui um cenário esportivo municipalizado, além das federações que realizam o trabalho da base. Nós temos 11 projetos que impulsionam os esportes nos municípios, principalmente porque muitos estão disponibilizando o Bolsa Atleta. Isso acaba gerando um interesse maior dos atletas e também da família, que por muito tempo acaba como grande patrocinadora”.
Jeferson foi diretor da Fesporte em 2018, por isso conhece bem a instituição e sabe que isso pode fazer a diferença na implantação de projetos no Estado.
“Apesar de já conhecer o sistema esportivo catarinense, já atuei como atleta, técnico, dirigente municipal e diretor aqui, só torna o compromisso ainda maior. O pedido do governador é pra gente integrar o sistema esportivo e que o esporte tome um lugar de destaque”, explicou Jeferson.
Fesporte promove o JASC
1
8
Os atletas do município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, marcaram 48 pontos e finalizaram a competição na 8ª colocação geral da 36ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. – JASC/Reprodução/ND
2
8
FRAME – Salto em Distância: Letícia Oro Melo bate o recorde do JASC com – divulgação FESPORTE
3
8
FOTO DO JASC 2021 MEDALHA DE OURO POR EQUIPE – Biel
4
8
Modalidade Bolão 16 do Jasc acontece neste final de semana – Divulgação/Rádio Web Esportiva/ND
5
8
JASC – Topo de página – Divulgação/ND
6
8
Classificação do vôlei feminino de praia: 1º Itapema, 2º Blumenau, 3º Jaraguá do Sul, 4º Navegantes – Diogo de Souza/ND
7
8
Vôlei de praia: dupla de Sâo José, de preto, é favorita ao título neste domingo – Diogo de Souza/ND
8
8
Final do handebol – Divulgação/SME Blumenau/ND
O JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina) está confirmado para Chapecó, de 18 a 29 de novembro, e o cronograma de eventos será seguido à risca com os investimentos projetados para 2025.
“O resgate (do JASC) ano passado em Concórdia já foi interessante e Chapecó já está se preparando para receber o evento. Vamos marcar uma visita para alinhar os detalhes e a nossa equipe técnica já esteve lá para fazer a análise. O calendário inicia com os Jogos Abertos da Terceira Idade, nas fases microrregionais, e os jogos serão em São Bento do Sul”.
Uma das ações que devem fazer a diferença no desporto catarinense em 2025 é o início do Programa de Incentivo ao Esporte. O PIE tem investimentos estimados em R$ 75 milhões por ano e vai beneficiar atletas, clubes, federações e projetos sociais ligados ao esporte no Estado.
“Em 2025 a nossa equipe de trabalho da Fesporte está construindo o Programa de Incentivo ao Esporte para que a gente possa lançar o primeiro edital, para que a gente possa estar captando recursos de pessoas físicas e empresas”, explica o presidente da Fesporte.