Crise do lixo: Belém tem mais um dia de sacolas pelas ruas; caminhão de coleta cede junto com asfalto

Ilha do Combu também está afetada com a coleta irregular. Houve protesto de moradores nesta terça-feira, 2. Belém vive crise de lixo, com coleta irregular e protestos.
Reprodução / TV Liberal
A manhã de terça-feira (2) foi marcada por mais episódios envolvendo a crise da gestão do lixo em Belém. Vias de Belém ficaram tomadas pelas sacolas de lixo domiciliar. Em uma delas a população protestou. No dia 1º de janeiro, a cidade já havia amanhecido com queima de lixo acumulado no Entroncamento.
Pela manhã desta terça, um caminhão de lixo caiu em um buraco ao passar pela avenida Magalhães Barata, com a tv. 14 de abril, no bairro de São Brás. O acidente foi antes das 6h.
Caminhão cede junto com asfalto em Belém.
Reprodução / TV Liberal
Asfalto cede e caminhão de lixo fica preso em Belém.
Reprodução / TV Liberal
O asfalto havia cedido sob a faixa de pedestres. O veículo, carregado de lixo, caiu junto. Uma das rodas ficou presa e uma faixa precisou ser interditada para o trânsito.
Enquanto isso, horas depois, as margens do canal do Galo, com a travessa Coronel Luiz Bentes, no bairro do Telégrafo, foi palco de uma cena que marca o problema da coleta de lixo na capital do Pará. A via inteira cheia de lixo espalhado. A população resolveu queimar pedaços de madeira em protesto.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da prefeitura de Belém, foi procurada mas não havia dado retorno até a publicação da reportagem.
Lixo acumula na ilha do Combu, em Belém.
Reprodução / TV Liberal
Do outro lado da cidade, na região das ilhas, moradores do Combu denunciam a falta de coleta de lixo – problema recorrente, segundo eles. O lixo das casas e restaurantes já se acumulava próximo ao rio, pelos trapiches da ilha considerada importante ponto turístico da cidade, e área de proteção ambiental.
Cooperados que trabalham na coleta de lixo das ilhas estariam com as atividades paralisadas desde julho de 2023, enfrentando atrasos no pagamento dos salários. Ainda segundo a categoria, a coleta que acontecia três vezes por semana, agora é feita somente duas vezes.
Outras ilhas da região também já estão sendo afetadas. A falta de repasse de verba da prefeitura à empresa gestora do serviço seria o motivo dos problemas na ilha.
Lixo espalhado por via de Belém
Reprodução / TV Liberal
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.