Palácio Antônio Lemos é reaberto em Belém; confira horário de visitação


Espaço foi tombado em 1942 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Palácio Antônio Lemos, em Belém.
Ascom Seurb
A Prefeitura de Belém reabriu nesta sexta-feira (12) o Palácio Antônio Lemos, que estava fechado para restauro. No local, funcionará o gabinete municipal e o Museu de Artes de Belém (Mabe).
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
O espaço foi tombado em 1942 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). José da Gama Abreu, o “Barão do Marajó” no ciclo da borracha, foi quem construiu o palácio.
A restauração iniciou em junho de 2022 e foi orçada em R$ 26 milhões. O espaço recebeu serviços de restauro e recuperação, assim como a modernização dos sistemas de segurança, elétrico e contra incêndios.
Arte
O Museu de Artes de Belém (Mabe) completa 30 anos em 2024. O local funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Neste domingo (14), excepcionalmente, o Mabe estará aberto das 9h às 13h para visitação.
Duas exposições estão à disposição do público, gratuitamente, até o dia 1 de março.
Na sala Antonieta Santos Feio, a exposição “Belém no Acervo do Mabe” é inspirada no poema de João de Jesus Paes Loureiro e reúne obras de artistas como Paolo Ricci e de Antar Rohit e da própria Antonieta Santos Feio.
A segunda exposição é a “Arte na Obra”, com fotografias, painéis e vídeo que revelam parte do trabalho de restauro e obra de reforma realizados por dezenas de profissionais.
Na parte superior do museu, o público confere as obras mais antigas e históricas desse acervo que reúne quase 2 mil peças e é um dos mais importantes do Brasil.
Serviço
Palácio Antônio Lemos/Mabe – Localizado na praça D. Pedro II, aberto excepcionalmente neste domingo, das 9h às 13h. Nos dias da semana volta ao horário das 9h30 às 16h30.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.