Empresa que instalou placas na Doca, em Belém, diz que até sábado, 20, deve concluir adequação


Placas de cooper foram colocadas no meio da calçada e geraram reclamações. Após repercussão negativa, 7 das 25 foram retiradas nesta segunda-feira, 15, segundo a empresa. Placas são instaladas no meio da calçada na av. Visconde de Souza Franco, em Belém.
Reprodução
A empresa MC Mensagem, responsável pela instalação de placas de cooper com LED no centro de Belém, anunciou que, até o próximo sábado (20), deve readequar sete das 25 placas na av. Visconde de Souza Franco. As estruturas foram instaladas no meio da calçada usada para prática de caminhadas e corridas e gerou algumas reclamações.
Segundo a empresa, que também instala outros tipos de placas para propaganda, incluindo em paradas de ônibus, as placas da Doca, como a área é conhecida, obedeceram padrão de instalação no meio fio. As placas foram instaladas a 80 cm distante do guarda-corpo do canal e 1,25 do fim da calçada, de acordo com a empresa.
A MC Mensagem disse, ainda, que houve uma reunião com a Secretaria Municipal de Belém (Seurb), que havia solicitado a adequação “para evitar transtornos de mau estar coletivo”. A empresa também garantiu que está sendo feita a cobertura com pedra nos locais onde as placas foram retiradas.
A relação da prefeitura de Belém com a MC Mensagem ocorre por meio de concessão pública. A empresa é responsável pelas placas de endereçamento, sem gerar ônus aos cofres públicos municipais, e a contrapartida é o espaço de publicidade comercializada nos equipamentos.
Placas instaladas pela Prefeitura no meio da calçada causa transtornos em local, na Doca
Entenda o caso
A prefeitura de Belém instalou placas de identificação de percurso para praticantes de corrida e caminhada na área conhecida como Doca, no centro da cidade. O problema é que a placa ficou bem no meio da calçada, impedindo a passagem de cadeirantes, ou até mesmo da continuidade da atividade física de quem frequenta o espaço.
As placas chamaram a atenção por estarem no meio do caminho na av. Visconde de Souza Franco. O local é bastante frequentado para prática de esportes.
Nas redes sociais, muitas pessoas publicaram que as estruturas iriam impedir a acessibilidade e ainda complicar o percurso de quem utiliza a área para caminhadas e corridas.
Após repercussão negativa, as placas começaram a ser retiradas nesta segunda-feira (15). Com a retirada, agora ficaram os buracos. Não se sabe quanto foi gasto para o serviço.
A conclusão da entrega das placas é final deste mês de janeiro, segundo a prefeitura, e a obra é executada por uma empresa concessionária de mobiliários urbanos. O serviço não terá custos para o município, ainda de acordo com a prefeitura.
O g1 entrou em contato com a MC Mensagem, empresa sediada em Fortaleza, no Ceará, mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização da reportagem.
Segundo a prefeitura, a iniciativa era para identificar a metragem/quilometragem do percurso e oferecer benefício para os praticantes de exercícios físicos do local, que com a identificação correta do trajeto o treino de todos os frequentadores seria mais adequado e organizado.
Locais de instalações das placas de cooper pela prefeitura na Doca, em Belém.
Reprodução / Agência Belém
A prefeitura informou que o serviço de instalação das placas iniciou no final de 2023 com escavação do calçamento público para a colocação de bases para a fiação, uma vez que além das placas de identificação de percurso, cada uma ainda devem receber um painel de LED.
A arquiteta do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, Márcia Gomes informou que os operários estão passando tubos e cabos pelas bases para, em seguida, iniciar a etapa de instalação dos postes.
Após a realização do serviço, os pontos devem passar por revitalização do calçamento de pedra.
O que diz a prefeitura
Sobre as placas, a prefeitura disse que “a instalação ocorreu dentro das normas 9050 da ABNT, assim como estão de acordo com a Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 (Lei Federal), Lei Nº 7.055, de 30 de dezembro de 1977 (Lei do Código de Posturas do Município de Belém) e ainda a Lei Nº 8.068, de 28 de maio de 2001 (Lei Municipal), quanto a caminhabilidade e acessibilidade”.
“Ao todo, foram instaladas 25 placas, onde apenas 4 precisaram ser readequadas, uma vez que há o estreitamento natural da calçada, e onde visualmente estava causando impacto para transeuntes. Uma vez que a instalação aconteceu neste final de semana, dias 13 e 14, hoje, 15, uma equipe de fiscalização da Seurb já compareceu ao local e a readequação já está sendo executada nas 4 placas”, afirma.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.