O Hospital Dona Helena, em Joinville, realizou no último sábado (22) sua centésima cirurgia robótica, consolidando-se como referência no uso da tecnologia na região. O marco foi atingido nove meses após a inauguração do robô Da Vinci Xi, sistema de última geração desenvolvido pela norte-americana Intuitive Surgical.
1
2
Robô que revolucionou cirurgias em hospital de Joinville chega a 100 pacientes operados – Hospital Dona Helena/Divulgação/ND
2
2
Marca foi atingida nove meses após a inauguração do robô Da Vinci Xi – Hospital Dona Helena/Divulgação/ND
O paciente número 100 foi um homem de 62 anos, submetido a uma prostatectomia radical, procedimento indicado para o tratamento de câncer de próstata. A cirurgia foi conduzida pelo urologista Luís Fernando Silva.
A tecnologia foi incorporada pelo hospital em 4 de junho de 2024, quando teve início o programa de Cirurgia Robótica da instituição. Desde então, o equipamento tem sido utilizado principalmente em procedimentos urológicos, mas também em cirurgias ginecológicas, de cabeça e pescoço, coloproctológicas, cardíacas e gerais. A unidade foi pioneira em Santa Catarina na realização de uma cirurgia cardíaca assistida por robô.
1
4
Cirurgia realizada com auxílio de robô no Hospital Dona Helena, em Joinville – Hospital Dona Helena/Divulgação/ND
2
4
Procedimento cirúrgico inédito reuniu médicos de diferentes cidades para realizar uma cirurgia complexa no Hospital Dona Helena – Hospital Dona Helena/Divulgação/ND
3
4
Equipamentos tecnológicos já fazem parte do dia a dia dos hospitais públicos e privados – Divulgação/ND
4
4
O robô Da Vinci Xi já está no Hospital Dona Helena em Joinville – Hospital Dona Helena/DIvulgação/ND
Para Ernesto Reggio, coordenador e médico-chefe do programa, o avanço representa um salto na qualidade dos procedimentos oferecidos. “Temos um número para celebrar, mas também para trabalhar. Vamos continuar nesse conceito para oferecer as melhores condições para o bem-estar e recuperação dos pacientes”, salientou.
O diretor-geral do hospital, José Tadeu Chechi, destaca o interesse crescente de pacientes de diversas cidades pelo serviço. “Quando analisamos os benefícios da cirurgia robótica na recuperação e no tempo de internação, temos a certeza de que fizemos a escolha certa ao investir nessa tecnologia”, destacou.
O Da Vinci Xi chegou a Joinville no fim de abril, após um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. O equipamento se destaca pela visão em 3D, zoom 10 vezes mais potente e maior precisão na movimentação das pinças, o que permite cirurgias menos invasivas, com recuperação mais rápida e alta hospitalar antecipada.