Alunos de escola pública de Belém viralizam ao mostrar notas altas na prova de redação do Enem: “sentimento inexplicável de felicidade”, VÍDEO


75 estudantes conquistaram nota acima de 900, sendo que cinco deles tiveram nota 980 na redação. As imagens viralizaram nas redes sociais. Alunos de escola pública do Pará comemoram notas no Enem e cantam ‘Marcha do vestibular’
Nesta quarta-feira (17), alunos do ensino médio da Escola Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, comemorar, agora é só aguardar pelos outros resultados”, completa a estudante que alcançou a nota de 980. param os degraus da escadaria da instituição pública de ensino segurando suas plaquinhas exibindo as notas conquistadas: 75 estudantes conquistaram nota acima de 900, sendo que cinco deles tiveram nota 980 na redação. As imagens viralizaram nas redes sociais.
Alunos da escola Albanízia Lima exibem as notas na prova de redação do Enem
Ascom/Seduc
Muito entusiasmada e sem acreditar na pontuação, a estudante Joana Monteiro está com uma expectativa muito grande para realizar o seu sonho, que é o curso de Medicina. “É um sentimento inexplicável de felicidade, eu não esperava, eu estava bem ansiosa e o resultado para mim foi de muita felicidade. Minha maior incentivadora foi a minha mãe. Tudo que eu me empenho a fazer, ela me incentiva”, diz.
“O que eu queria mesmo era vencer ele e seguir no curso de Medicina, no qual sempre sonhei, desde pequena, agora é só aguardar pelos outros resultados”, completa a estudante que alcançou a nota de 980.
Joana Monteiro
Ascom/Seduc
Outro destaque foi Guilherme Alves. O estudante também conseguiu 980 pontos na redação do Enem. “Estou muito feliz, principalmente porque quero cursar Direito, e seguir os passos dos meus primos, além de ser uma área que gosto muito. Quando eu recebi minha nota, depois de tentar o site várias vezes, eu fiquei feliz, principalmente com a nota da redação, que eu não esperava, eu pensava que seria um pouquinho menos, mas fiquei extremamente feliz. A professora Ione, junto com a escola, dá toda uma preparação individual e coletiva para os estudantes, e foram fundamentais para a minha nota, e para a nota dos outros também”, frisa o estudante.
Apoio emocional e muito treinamento de escrita
Admirada pelos estudantes, a professora de redação, Ione Franco, durante as aulas, utilizou temas variados que foram fundamentais para a preparação dos estudantes. “Eu trabalho um método intenso de introdução, desenvolvimento, conclusão, proposta de intervenção. São muitos repertórios para que eles possam treinar também. O treinamento é intenso, construir e reconstruir muitas e muitas vezes um texto, sem estar necessariamente preocupado com nota mil. Todos os repertórios, elementos coesivos são todos importantes e terem aquele pensamento crítico, prepará-los para isso, para conhecer o que de fato a sociedade enfrenta, como que eles devem olhar, como eles devem pensar, como eles devem refletir e assim aplicar dentro do texto”, frisa a professora.
Professora de redação, Ione Franco, ao lados dos alunos da Albanízia Lima
Ascom/Seduc
Com a nota 920 na redação, a estudante Julianna Lopes afirma que a preparação na sala de aula e as dicas da professora de redação, Ione Franco, foram fundamentais na hora da prova.
“A escola me ajudou no apoio emocional. Eu acredito que tendo o emocional bom, você consegue ir muito mais além, até porque a mente é incorporada nos estudos. Também tivemos um apoio enorme por parte do corpo docente, que sempre esteve procurando ver quais são as nossas falhas e assim melhorarmos, principalmente a professora Ione, que nos mostrou como poderíamos melhorar. Eu fiquei muito emocionada com a minha nota, porque foi um trabalho tanto emocional em casa, quanto aqui na escola, além do meu esforço individual. E eu só tenho que agradecer a Deus e a todos”, conta a estudante.
Estímulos
A Escola Estadual Albanízia foi uma das unidades que recebeu o incentivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O Programa Dinheiro na Escola Paraense contempla pequenas obras e reconstruções, melhoria de infraestrutura física e pedagógica, manutenção contínua, sustentabilidade ambiental, garantia de equipamentos pedagógicos e tecnológicos, alimentação escolar, reunindo condições essenciais para o processo de aprendizagem.
“É fundamental que esse trabalho seja feito por uma equipe e essa equipe envolve todos os funcionários. É claro que a gente percebe que tem o mérito da professora Ione dentro desse trabalho, mas atrás desse trabalho tem toda uma equipe que acompanha. A questão do governo hoje, principalmente a descentralização da Seduc, na acompanhamento de obras foi fundamental para que nós pudéssemos colocar mais recursos dentro da escola e fazer com que as salas de aulas pudessem ter a melhor qualidade. A merenda escolar também foi muito fundamental com esse apoio que houve do governo para que esses meninos também saíssem daqui da escola e pudessem fazer outras atividades no contraturno”, conta Théo Queiroz, diretor da unidade pública estadual de ensino.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.