Prefeitura de Belém apresenta novo sistema de limpeza e coleta de resíduos sólidos

Ciclus Amazônia, empresa que vai gerenciar o serviço, tem 90 dias para se instalar efetivamente e iniciar as atividades Prefeitura de Belém apresenta novo sistema de coleta de lixo da capital
A Prefeitura de Belém apresentou nesta quinta-feira (18) o novo sistema de gestão de resíduos sólidos. A Ciclus Amazônia, empresa que vai gerenciar o serviço, tem 90 dias para se instalar efetivamente e iniciar as atividades.
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
A empresa será responsável pela coleta, varrição, implantação de ecopontos, recuperação da área do Aurá e implantação de novo aterro sanitário bioenergético, com capacidade para receber, por dia, mais de 2,95 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos.
A concessão será em modelo de Parceria Público-Privada (PPP) e o contrato tem 30 anos de duração. Cerca de 3 mil postos de trabalho serão gerados, diz a gestão municipal.
“A Prefeitura realizou um estudo minucioso e baseado neste estudo foi realizada a licitação. Agora temos uma empresa que vai fazer esse trabalho intenso de coleta, além de atuar com os catadores”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues.
A empresa Ciclus Amazônia foi formada a partir do consórcio vencedor da licitação, composto pelas empresas Terraplena Ltda, CS Brasil e Promulti Engenharia e Infraestrutura e Meio Ambiente Ltda.
Aterro sanitário
O contrato estabelece a construção de um novo Centro de Tratamento de Resíduos, que terá capacidade para receber mais de duas mil e quinhentas toneladas de materiais por dia.
O aterro vai receber, com segurança, resíduos de domicílios, comércios, prestadores de serviços, instituições de saúde e da construção civil.
Cooperativas
Atualmente, existem 12 cooperativas em Belém que conseguem coletar apenas 2% do que é produzido. Com o novo sistema, a meta, em três anos, é ter 10 vezes mais o número de cooperativas e atingir 20% de coleta de material reciclável.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.