
Publicações das redes sociais usam vídeo que manipulou voz de apresentadora do Jornal Nacional com inteligência artificial. É #FAKE vídeo de Renata Vasconcellos anunciando que os EUA ameaçaram romper parcerias com o Brasil se Bolsonaro for preso
Reprodução
Circula nas redes socias um vídeo no qual Renata Vasconcellos teria anunciado durante o Jornal Nacional que os Estados Unidos ameaçaram romper parcerias com o Brasil se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) for preso. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴Como é o vídeo manipulado?
No conteúdo falso, a jornalista Renata Vasconcellos aparece sentada na bancada do Jornal Nacional. Ela diz: “Urgente. Estados Unidos ameaçam romper parcerias com o Brasil. Caso Jair Bolsonaro seja preso nos próximos dias, o governo dos Estados Unidos irá impor sanções, cortar acordos comerciais e apoio internacional. A pressão internacional é evidente. Se Bolsonaro for detido, o Brasil pode enfrentar sanções econômicas e isolamento diplomático.”
Em seguida, o vídeo exibe fotos de Bolsonaro e Donald Trump. A voz que imita a de Renata também declara que o alerta americano teria sido feito de forma discreta e dividido opiniões do governo brasileiro sobre prosseguir com o julgamento do ex-presidente.
📌Em que contexto circulam as publicações falsas?
O Fato ou Fake encontrou posts publicados desde de 16 de abril deste ano com o vídeo manipulado.
Em 26 de março deste ano, o STF transformou o Bolsonaro e sete de seus aliados em réus por participação na tentativa de golpe de Estado em 2022.
❌Por que é falso?
A voz de Renata foi manipulada por inteligência artificial: a jornalista nunca fez essas afirmações. O Fato ou Fake submeteu a gravação ao Hive Moderation, uma ferramenta que detecta o uso de inteligência artificial em fotos e vídeos. Resultado: 99,6% de chances de o áudio ter sido produzido artificialmente. Além disso, não há qualquer registro de que o Jornal Nacional tenha feito esse anúncio.
O Fato ou Fake não encontrou qualquer reportagem na imprensa nacional ou internacional que faça referência a essa ameaça dos EUA nem identificou uma edição do Jornal Nacional com essa menção.
É muito comum o uso de IA para gerar áudios que imitam a voz de jornalistas. O Fato ou Fake desmentiu recentemente posts que manipularam vídeos de Fátima Bernardes e César Tralli.
Renata Vasconcellos
JN
Veja também
É #FAKE que papa Francisco tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-feira Santa
É #FAKE que papa tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito