Marie Kondo compartilhou três perguntas essenciais para garantir uma boa organização na cozinha – Foto: Marie Kondo/@mariekondo/Instagram
A especialista em organização, Marie Kondo, famosa pelo “Método KonMari”, compartilhou três perguntas simples que podem transformar completamente a organização da cozinha, tornando o ambiente mais funcional, acolhedor e alinhado com o seu estilo de vida. Uma cozinha bem organizada não só facilita o dia a dia, como também contribui para uma casa mais leve, prática e agradável.
As três perguntas não são regras, mas convites à reflexão. Quando emoção, praticidade e visual estão alinhados, o cômodo deixa de ser apenas um local de preparo de alimentos e se torna um espaço de prazer, conforto e harmonia.
Veja as perguntas ideais para uma boa organização na cozinha
1. Como você quer se sentir na sua cozinha?
Antes de pensar em onde colocar cada item, Marie propõe começar pelas emoções. Quer uma cozinha que transmita calma, energia ou criatividade? A resposta vai orientar desde a escolha das cores até os materiais usados, como tecidos, iluminação e disposição do espaço.
2. Como você vai usar a cozinha?
A funcionalidade deve concordar com sua rotina. Se você cozinha todos os dias, precisa de acesso fácil a utensílios e ingredientes. Se raramente cozinha, talvez seja hora de se desfazer de itens que só ocupam espaço. Essa análise prática é essencial para uma boa organização na cozinha.
Saber como e a frequência com que o ambiente será utilizado é uma das dicas para manter a organização na cozinha – Foto: Marie Kondo/@mariekondo/Instagram
3. Como você quer que ela pareça?
A estética também importa. Uma cozinha organizada e bonita aumenta a sensação de bem-estar. Detalhes como potes coordenados, plantas aromáticas ou uma bancada limpa fazem toda a diferença — sempre refletindo seu estilo pessoal.