
No Vale do Paraíba, do ano de 2023 para 2024 houve um aumento de 26,9% na contratação de estrangeiros com carteira assinada. Profissionais relatam que vieram para a região em busca de melhor qualidade de vida e de oportunidades de trabalho. Cresce o número de trabalhadores estrangeiros na região
Recomeçar a vida em um novo país pode ser um grande desafio, mas no interior de São Paulo, em cidades do Vale do Paraíba, os estrangeiros estão ganhando espaço entre o quadro de funcionários das empresas que buscam diversidade.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, foram 119 trabalhadores estrangeiros contratados com carteira assinada em 2023 na região. Em 2024, esse número subiu para 151 – alta de 27%. Neste ano, entre os meses de janeiro e fevereiro, já foram contratados na região 39 trabalhadores vindos de outros países.
Matias é argentino e há um ano ele vem conquistando a independência financeira que antes de se mudar não era uma realidade, trabalhando em uma empresa de elétrica e automação em Jacareí.
“Deu para melhorar muito. Coisas que lá não conseguia ter, aqui tenho, como a independência em conseguir morar sozinho, ser Independente, chegar no fim do mês com salário que consegue durar o mês, são coisas que aqui eu consigo e que lá não estava dando certo”, contou em entrevista ao Link Vanguarda.
Matias, argentino que veio para o Brasil em busca de oportunidades
Reprodução/TV Vanguarda
Belinda é outra estrangeira que decidiu deixar o país de origem em busca de uma vida melhor, ela tem 19 anos e deixou a Venezuela para se mudar com o irmão para São José dos Campos. Hoje ela atua como atendente em um restaurante na cidade.
A língua diferente é um dos maiores desafios, mesmo assim ela está conseguindo se destacar e crescer na empresa. O chefe Gabriel Carvalho falou sobre a adaptação da jovem.
“Inicialmente, foi um desafio, principalmente por conta da língua, mas ela foi recebida com muito carinho pelos nossos clientes e equipe também, legal que todo mundo acaba aprendendo”, disse Gabriel.
Belinda, venezuelana que veio para o Brasil em busca de oportunidades
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina