Meteoro bólido foi visto em Chapecó? Brilho intenso surpreende moradores

Uma câmera próxima ao aeroporto de Chapecó flagrou o bólido que cruzou o céu no município – Foto: Jackson Ricardo/Portal Chapecó/ND
Você viu uma luz diferente cruzando o céu de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na noite de quarta-feira (23)? Um meteoro bólido extremamente brilhante chamou a atenção dos moradores e foi registrado por câmeras de monitoramento.
As imagens, captadas também em outros municípios catarinenses, mostram uma intensa luz atravessando o céu por volta das 19h. O objeto parece explodir no ar, formando um clarão esverdeado impressionante.

Detalhes do meteoro
Segundo o astrônomo amador Diego de Bastiani, o fenômeno observado é conhecido como bólido. “Quando o brilho é semelhante ao de uma estrela, chamamos de meteoro. Mas se ele é mais brilhante do que o planeta Vênus, recebe o nome de bólido”, explica.
As cidades do litoral catarinense registraram o fenômeno com maior intensidade e brilho. Já em Chapecó, o bólido passou mais próximo da linha do horizonte. “Mais baixinho”, complementa o astrônomo.


Uma câmera próxima ao aeroporto de Chapecó flagrou o meteoro que cruzou o céu no município – Vídeo: Jackson Ricardo/Portal Chapecó/ND
Veja também:
Especialista explica meteoro bólido que iluminou céu em SC: ‘Show de cores, luzes e vibrações’
Outras cidades também acompanharam o fenômeno, algumas de forma mais intensa. No Sul do estado, diversos registros foram compartilhados por pessoas que conseguiram presenciar o momento.
“Que noite, que excepcionalidade! O que nós não vimos no eclipse, porque estava nublado, nós vimos com a passagem desse meteoro, que deu um show de cores, de luzes e até de vibrações. Vibraram as janelas e os corações de quem assistiu ao fenômeno”, comentou o geólogo do Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² , de Criciúma, Maurício Fenili de Menezes.
Ainda conforme o especialista, o meteoro que foi visto também em Criciúma é chamado de bólido. “Ele não é comum. A maioria dos meteoros que a gente vê é na forma de estrelas-cadentes. Um pequeno rastro luminoso, uma pequena linha de luz que passa no céu e que dura milisegundos. Esse não. Era grande e foi expressivo”, frisou.
Fenili ainda afirmou que esse período do ano é caracterizado pela chuva de meteoros Lídiras. “É uma época que há uma alta incidência, mas do tipo estrela-cadente. Esse, agora, bólido, foi realmente excepcional. E não tem como ser previsto, dia ‘x’ e hora ‘y’, vai passar, não tem previsão. É sorte”, finalizou.

Meteoro foi visto por catarinenses na noite de quarta-feira (23) – Vídeo: Reprodução/Redes Sociais/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.