Primeiro caso de chikungunya é confirmado no Sul de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Decom/ND
No início desta semana, foi confirmado o primeiro caso de chikungunya no município de Araranguá, no Extremo Sul de Santa Catarina. O paciente infectado é um caminhoneiro, de 72 anos, que contraiu a doença em uma das viagens que fez para o Norte.
O caso foi confirmado pelo coordenador de endemias de Araranguá, Télvio Botelho, que informou que o homem, ao voltar de uma viagem, apresentou sintomas. Diante disso, ele procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade e foi encaminhado para fazer exames.
Primeiro caso de chikungunya no Sul de SC é confirmado
O primeiro exame realizado no caminhoneiro foi a coleta para detectar a presença da dengue. Ao dar negativo, foi realizado outro teste para a chikungunya, que resultou positivo.
O homem relatou que, entre os dias 18 de fevereiro a 28 de março, viajou para o Norte, Nordeste e Sudeste do país, o que confirmou que a contração da doença não foi realizada no Sul de Santa Catarina, mas em outros estados.
O paciente passou por acompanhamento médico contínuo, não apresentou nenhuma complicação e, após o tratamento, já apresenta estado de saúde estável.
Homem testa positivo e apresenta o primeiro caso de chikungunya – Foto: Butantan/ND
Casos de chikungunya seguem em alta em SC
O relatório da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina aponta que houve 1.427 notificações de chikungunya no estado, sendo que, dessas, 707 foram considerados casos prováveis e 510 casos foram confirmados. Na comparação com o mesmo período do ano 2024, quando foram registrados 82 casos prováveis, observa-se um aumento de 762,2%.
Foram confirmados quatro óbitos pela doença esse ano. Veja onde e vítimas:
Florianópolis: homem, de 83 anos, no dia 1° de janeiro;
Xanxerê: mulher, 85 anos, no dia 17 de março;
Xanxerê: mulher, 80 anos, no dia 3 de abril;
Xanxerê: mulher, 76 anos, no dia 4 de abril.
Um óbito está sendo investigado Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.
Casos de chikungunya seguem em alta em SC – Foto: Divulgação/Informe Epidemiológico/ND