Túmulo do Papa Francisco é revelado pelo Vaticano com inscrição de uma única palavra – Foto: Divulgação/Vatican News/ND
O Vaticano divulgou a primeira foto do túmulo do Papa Francisco em Roma, na Itália, nesta quinta-feira (24). A Igreja Católica prepara o funeral, que ocorrerá no próximo sábado (26) e reunirá líderes do mundo inteiro.
O santo padre morreu aos 88 anos na segunda-feira (21), vítima de AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca. O túmulo do Papa Francisco já está pronto para o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.
Ele será o oitavo pontífice a ser enterrado na igreja. Francisco quebrou a tradição dos antecessores ao recusar o enterro na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde estão os restos mortais de 91 papas.
“Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde costumava rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo-Lhe pelo cuidado dócil e materno”, escreveu em testamento.
1
9
Argentino, o Papa Francisco foi o primeiro não europeu eleito no conclave – Divulgação/Vatican News/ND
2
9
“Franciscus” é a única inscrição no túmulo do Papa Francisco – Divulgação/Vatican News/ND
3
9
Papa Francisco morreu vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca – AFP/ND
4
9
Testamento determinou que túmulo do Papa Francisco deve ser simples – Vatican News/YouTube/ND
5
9
Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano – Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND
6
9
Fiéis se emocionam em despedida ao papa que liderou a Igreja Católica por 12 anos – Foto: Vatican Media/YouTube/ND – Vatican Media/YouTube/ND
7
9
A pedido de Francisco, caixão foi colocado no chão e não em posição elevada – Foto: Vatican Media/YouTube/ND – Vatican Media/YouTube/ND
8
9
Últimas palavras do Papa Francisco foram um agradecimento ao assistente pessoal de saúde – Reprodução/ND
9
9
Procissão levou corpo da Casa Santa Marta à Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), abrindo a visitação – Vatican Media/YouTube/ND
O caixão do Papa Francisco ficará exposto para visitação dos fiéis na Basílica de São Pedro até sexta-feira (25), véspera do funeral. Milhares de pessoas formam filas para se despedir do primeiro pontífice não europeu da história da Igreja Católica.
Túmulo do Papa Francisco é simples e tem somente uma palavra inscrita
O túmulo do Papa Francisco, revelado pelo Vaticano, contém apenas a reprodução de sua cruz peitoral e a palavra “Franciscus”. A simplicidade foi uma exigência deixada por ele em seu testamento, assinado em 29 de julho de 2022.
“O sepulcro deve estar na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus”, pediu no documento.
Antes de morrer, Papa Francisco deu última volta no papamóvel no domingo de Páscoa – Foto: Divulgação/Vatican Media/ND
Segundo a Santa Sé, a tumba é feita de mármore proveniente da região da Ligúria, no norte da Itália, e foi posicionada próxima ao altar de São Francisco em nicho da nave lateral entre a Capela Paulina e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior.
Além do túmulo sem decoração, o Papa Francisco também exigiu um caixão simples. Em vez de usar três caixões, de cipreste, chumbo e carvalho, o pontífice foi colocado em um só de madeira revestido com zinco.
O funeral começa às 10h de sábado (5h pelo horário de Brasília) com a Missa das Exéquias, que será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais. Em seguida, o corpo será levado para o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.