Morro dos Cavalos: governo inicia elaboração do termo de referência para contratação de obra

Termo de referência para contratação do projeto do Morro dos Cavalos começou a ser elaborado – Foto: Jonatã Rocha/SECOM SC/ND
A SIE (Secretaria do Estado de Santa Catarina) começou nesta quinta-feira (24) a elaboração do termo de referência para a contratação do anteprojeto de engenharia do contorno rodoviário do Morro dos Cavalos.
O trecho da BR-101, em Palhoça, é um dos principais gargalos do trânsito em Santa Catarina. O prazo para finalizar o documento é de 15 dias.

Conclusão do anteprojeto vai levar 120 dias
O termo de referência vai informar os subsídios para o edital de contratação. A conclusão do anteprojeto do Morro dos Cavalos deve ter um prazo de 120 dias.
Depois de pronto, o anteprojeto será apresentado ao Ministério dos Transportes, em Brasília. As esferas federais e estaduais vão decidir em conjunto como viabilizar a obra.
Os recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) podem ser utilizados, assim como recursos estaduais.
Outra opção é a otimização do contrato da concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho.
Morros dos Cavalos é um dos gargalos do trânsito em Santa Catarina – Foto: Thiago Kaue/SECOM SC/ND
Projeto inicial prevê binário
O governador Jorginho Mello apresentou a proposta na quarta-feira (23) ao ministro dos Transportes, Renan Filho. O projeto foi elaborado em parceria com a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).
“É uma rodovia federal e não estadual, mas afeta os catarinenses. Então vamos agilizar o projeto”, argumentou Jorginho.
Jorginho Mello apresentou o projeto do Morro dos Cavalos ao governo federal – Foto: Roberto Zacarias/SECOM SC/ND
A previsão é que o Morro dos Cavalos tenha três pistas indo do Sul para o Norte e mais dois acostamentos. Caso tenha algum problema no trecho, uma das pistas será revertida.
O contorno operará no sentido Norte/Sul, enquanto o trecho atual da BR-101 será remodelado para o fluxo Sul/Norte.
A nova via contará com duas faixas de 3,6 metros, acompanhadas de acostamento externo com três metros de largura e acostamento interno de 1,2 metros.
“Com três pistas, caminhões lentos ficam à direita para subir e sobram as outras duas pistas para veículos leves”, explica Jorginho.
O projeto do Morro dos Cavalos prevê a implantação de um binário de 5,2 km, com obras que incluem ponte sobre o Rio Maciambu, viaduto sobre a BR-101 e reformulação da pista existente.
O limite de velocidade no trecho deve ser de 80 km/h, mas duas curvas na saída do Morro dos Cavalos são compatíveis para velocidade de 60 km/h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.