Menino com leucemia usa vídeos para compartilhar rotina. Família Tamanini viu sua rotina mudar após diagnóstico do filho mais velho – Foto: Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
O que era para ser um exame de rotina, acabou mudando completamente os planos da família Tamanini. O filho mais velho, João Pedro, de apenas 10 anos, descobriu a leucemia em maio de 2024 e, desde então, luta pela vida. O menino conta com o apoio dos pais, Giovani e Susana e também da irmãzinha, Mariah.
“Na época minha filha mais nova estava doente e levei ela ao médico. Na oportunidade, aproveitei para pedir exames de sangue para o João e foi onde descobrimos tudo. Hoje, já estamos há quase um ano no tratamento”, explica Susana.
A família é de Rodeio, no Vale do Itajaí, e se divide entre casa e hospital. João Pedro faz tratamento no Santo Antônio, em Blumenau. A mãe lembra que a notícia foi um choque para a família.
“O João não tinha sintomas. Ele era um menino muito ativo, atleta e treinava quatro vezes por semana. Graças a Deus tivemos um diagnóstico muito precoce”, lembra.
Conforme Susana, toda semana a família precisa estar no hospital para as quimioterapias. “O tratamento acaba afetando a imunidade do João e, por isso, ficamos mais tempo do que gostaríamos no hospital, pois ele precisa se recuperar antes de sair”, explica.
1
9
João Pedro foi diagnosticado com leucemia em maio de 2024 – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
2
9
A família é de Rodeio, no Vale do Itajaí – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
3
9
Os pais se dividem entre a rotina da vida e hospital – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
4
9
João teve o diagnóstico precoce e logo iniciou o tratamento – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
5
9
No hospital, o menino compartilha o dia a dia do tratamento – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
6
9
O sonho de João é ser jogador de futebol – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
7
9
Vascaíno, o menino recebeu até um vídeo do jogador Romário quando estava no hospital – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
8
9
Família Tamanini tem fé e acredita na cura – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
9
9
O menino acha que essa é só uma fase da sua vida e que logo estará fazendo tudo o que fazia antes – Divulgação/Susana Mendes Tamanini/ND
Menino com leucemia usa vídeos para compartilhar rotina
Pelas redes sociais, a família compartilha a rotina do tratamento da doença. A ideia surgiu de Susana, que queria mostrar para as pessoas como é o dia a dia dentro de um hospital e como é a vida de uma criança quando descobre que está doente.
“Nós moramos numa cidade pequena e o João é um menino muito querido por todos. Todos da cidade conhecem ele e quando a comunidade soube que ele estava doente houve muita comoção. Então mostrar isso pelas redes sociais ajudou, além de que os vídeos tiram o foco dele da dor e do desconforto da doença”.
A habilidade em se comunicar e explicar sobre o que sente, comoveu os seguidores de João.
Veja um dos vídeos publicados
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Susana Mendes Tamanini (@susanamendestamanini)
Uma criança de fé
Para João, estar doente é só uma fase. Vascaíno e com o sonho de ser jogador de futebol, ele acredita que logo poderá voltar a fazer tudo o que fazia antes do diagnóstico. Inclusive, durante o tratamento no hospital, João recebeu um vídeo do seu ídolo, o jogador Romário.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Susana Mendes Tamanini (@susanamendestamanini)
A família está planejando uma viagem para a Itália assim que João terminar o tratamento. “Estamos juntando dinheiro através de algumas rifas pra poder levar ele. É um incentivo pra deixar ele motivado durante esse tempo”, comenta Susana.
Apesar dos dias difíceis, remédios e muitas vezes de incertezas, João Pedro segue sorrindo como quem já nasceu com a alma de um campeão. “Deus escolheu o João a dedo para que através da sua história, ele possa impactar muitas outras vidas por meio da sua força, coragem e fé. Tenho certeza que fomos agraciados e que a sua cura já foi decretada, só precisamos enfrentar o processo”, conclui Susana.