Mark Carney, do partido Liberal, é eleito primeiro-ministro do Canadá


Corrida eleitoral sofreu uma reviravolta por conta de tarifaço de Trump. Segundo a imprensa canadense, ainda é cedo para dizer se o partido será maioria no parlamento. Para o primeiro-ministro canadense Mark Carney, ‘o antigo relacionamento que tínhamos com os Estados Unidos terminou’
Reuters
Mark Carney, candidato do partido Liberal, foi eleito primeiro-ministro do Canadá nesta segunda-feira (28). Os liberais mantiveram-se no governo, mas ainda é cedo para dizer se formarão um governo majoritário, previu a CTV News.
Carney havia solicitado um mandato forte para ajudá-lo a lidar com as tarifas e a ameaça de anexação do presidente dos EUA, Donald Trump, mas a CBC afirmou que os liberais ainda não haviam garantido os 172 distritos eleitorais, conhecidos como cadeiras, necessários para a maioria.
O resultado pode não ser conhecido por algum tempo e pode depender da província mais a oeste, a Colúmbia Britânica, onde as urnas foram fechadas por último.
Carney havia prometido uma abordagem firme com Washington em relação às tarifas e disse que o Canadá precisaria gastar bilhões para reduzir sua dependência dos Estados Unidos. Mas os conservadores, de centro-direita, que pediam mudança após mais de nove anos de governo liberal, mostraram uma força inesperada.
A Câmara tem 343 cadeiras e, se Carney conquistar apenas uma minoria, terá que negociar com outros partidos para permanecer no poder. Governos minoritários no Canadá raramente duram mais de dois anos e meio.
O resultado, no entanto, marcou um notável retorno dos liberais, que estavam 20 pontos atrás nas pesquisas em janeiro, antes de o impopular ex-primeiro-ministro Justin Trudeau anunciar sua saída e Trump começar a ameaçar com tarifas e anexação.
O último partido a vencer quatro eleições consecutivas no Canadá foram os liberais, em 2004.
O resultado foi uma grande derrota para o líder conservador Pierre Poilievre, que concentrou sua campanha em questões domésticas e na necessidade de consertar um país que, segundo ele, os liberais haviam “quebrado”.
Nem a equipe de Carney nem a de Poilievre estavam imediatamente disponíveis para comentar a previsão da CTV.
*esta matéria está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.