Reconhecido como “segundo cérebro”, o intestino afeta desde a produção de serotonina até a resposta imunológica e está diretamente ligado aos hábitos alimentares – Foto: Divulgação
Cuidar do intestino vai muito além de garantir uma digestão tranquila. Nos últimos anos, a ciência tem aprofundado o entendimento sobre o papel dessa região na saúde como um todo: da imunidade ao bem-estar emocional.
Segundo a Harvard Medical School, cerca de 70% das células imunológicas estão concentradas no intestino, que também é responsável por produzir aproximadamente 95% da serotonina do corpo, neurotransmissor essencial para o humor e o equilíbrio emocional.
Ainda de acordo com a instituição, esse efeito está diretamente relacionado à microbiota intestinal, um ecossistema formado por trilhões de micro-organismos que habitam o trato digestivo. Quando está em equilíbrio, essa flora contribui para a defesa do organismo, regula o metabolismo e influencia até a comunicação entre o intestino e o cérebro.
Um informe publicado pela Fiocruz em 2024 destaca como a microbiota participa de processos essenciais para a saúde, conectando digestão, imunidade e função neurológica.
Como melhorar a saúde intestinal?
Adotar uma alimentação saudável é o primeiro passo para manter o intestino em equilíbrio. O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, recomenda o consumo regular de fibras por meio de alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas. Esses ingredientes nutrem as bactérias benéficas da microbiota e favorecem o bom funcionamento do sistema digestivo.
Entre os alimentos que ajudam nesse cuidado também estão os que contêm probióticos, como alguns iogurtes e leites fermentados. Além de contribuírem para a melhora do trânsito intestinal, os microrganismos presentes nesses produtos podem atuar de diversas formas no organismo, como na redução de desconfortos gastrointestinais, no fortalecimento da imunidade e na melhora da absorção de nutrientes.
O papel dos iogurtes com probióticos na flora intestinal
Iogurtes e leites fermentados são maneiras mais acessíveis de consumir probióticos – mas aí surge a dúvida: qual o melhor iogurte para o intestino? Uma estratégia é optar por produtos que tenham cepas comprovadas por seu efeito benéfico no trato gastrointestinal.
Iogurtes e leites fermentados são maneiras mais acessíveis de consumir probióticos – Foto: Divulgação
O consumo regular desse tipo de alimento pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal, reduzir desconfortos e contribuir para uma flora intestinal mais equilibrada.
Um exemplo é o iogurte Activia, da Danone, que contém a cepa exclusiva BIFIDOBACTERIUM ANIMALIS CNCM I-2494, um microrganismo resistente ao ambiente ácido do estômago, que chega ativo ao intestino para atuar diretamente no equilíbrio da microbiota. Sua eficácia e segurança são aprovadas pela ANVISA.
Activia oferece diversas opções para consumo: com frutas, fibras, grãos, além da linha zero (0% lactose, 0% gordura e 0% adição de açúcares*), leite fermentado e versões líquidas e colheráveis, que facilitam a inclusão na rotina de quem busca uma vida mais equilibrada.
“Cuidar da saúde intestinal é um dos pilares para o bem-estar integral. Produtos como Activia, com probióticos que possuem benefícios cientificamente comprovados, tornam essa jornada mais acessível e eficaz. Nossa missão é oferecer soluções que contribuam para uma vida mais equilibrada, de dentro para fora” – explica Lucas Ilaci, Gerente de Assuntos Científicos da Danone Brasil.
Importante destacar que o consumo desses alimentos deve estar aliado a uma rotina equilibrada e bons hábitos, como parte de uma estratégia de cuidado com o corpo, eles podem favorecer a digestão e bons hábitos, dessa forma, podendo contribuir com o funcionamento intestinal e defesa do organismo, sendo parte de uma estratégia de cuidado com o corpo. Afinal, investir na saúde intestinal é cuidar do corpo como um todo.
Para saber mais sobre os benefícios de Activia e conhecer todas as opções disponíveis, acesse www.activiadanone.com.br ou acompanhe o perfil da marca no Instagram: @activiabrasil.
*Contém açúcares próprios dos ingredientes. ALGUNS PRODUTOS CONTÊM GLÚTEN. Leia sempre o rótulo antes de consumir.
Saúde intestinal: entenda como ela influencia a digestão, o humor e a imunidade
Adicionar aos favoritos o Link permanente.