Ministro da Justiça defende apuração de fraude no INSS durante audiência na Câmara dos Deputados
Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (29) na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que o governo está empenhado em prender todos os responsáveis pela fraude no INSS; e que as investigações irão até as últimas consequências.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi chamado até a Comissão de Segurança para falar sobre a PEC que trata da Segurança Pública, mas ao ser questionado sobre a fraude bilionária do INSS, revelada na semana passada por uma operação da Polícia Federal; afirmou que o governo vai apurar o caso com rigor.
“Nós não abrimos mão. Estamos mobilizando toda a Polícia Federal [PF], todos os recursos que temos para colocar na prisão todos aqueles responsáveis por esses crimes hediondos”, disse Lewandowski.
Autonomia da PF será respeitada, garante ministro – Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal identificou que entidades de apoio a aposentados vinham cobrando mensalidades associativas sem autorização, descontando os valores diretamente dos benefícios do INSS. O ministro informou que a PF já realizou mais de 300 operações de busca e apreensão contra os dirigentes das entidades envolvidas no desvio, que ultrapassa a cifra dos R$ 6 bilhões.
Lewandowski garante que PF terá autonomia para investigar fraude no INSS
Questionado se a PF terá autonomia para conduzir as investigações sobre o caso, já que é subordinada ao Ministério da Justiça, Lewandowski garantiu que a independência do órgão será respeitada. “Eu só sou avisado das operações [da PF] na manhã em que elas ocorrem e não quero saber dessas atividades”, afirmou Ricardo Lewandowski.
Sobre um possível conflito de interesses nas investigações, pelo fato de uma das entidades que estão sendo investigadas receber assessoria jurídica de um escritório que tem um dos filhos do ministro como sócio, Lewandowski afirmou que os advogados não podem ser confundidos com seus clientes.