
Aeronave da Latam pousou na ilha, nesta quinta (1º), com 135 passageiros. Nova rota tem cinco frequências semanais: às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos, com duração de três horas e 50 minutos. Turistas são recebidos por passistas de frevo em Fernando de Noronha
O Aeroporto de Fernando de Noronha teve recepção para os passageiros nesta quinta-feira (1º), com passistas de frevo, distribuição de kit com bolo de rolo, copo, ecobag e até cerveja. A festa foi organizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), para comemorar a chegada do novo voo, que liga São Paulo à ilha, sem escala (veja vídeo acima).
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
A aeronave da Latam , que partiu de Guarulhos, pousou em Noronha com 135 passageiros. A nova rota tem cinco frequências semanais: às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos. A viagem tem duração de três horas e cinquenta minutos.
“É um voo inédito para a companhia, nós ligamos Fernando de Noronha a 50 destinos domésticos e 90 destinos no mundo. Isso é muito importante”, declarou o gerente de Assuntos Públicos da Latam, Eduardo Macedo.
Incentivo
A viagem sem escala é um incentivo extra para atrair os visitantes do Sudeste. “É muito mais prático, rápido, gostei muito. Essa é a minha primeira viagem para Noronha. Será a primeira de muitas visitas”, declarou a dona de casa Renata Garcia.
O diretor financeiro Paulo Lacanna, também decidiu realizar a viagem pela primeira vez depois que descobriu a opção de voo direto. “Eu sempre desejei visitar Fernando de Noronha e não consegui por conta das escalas, agora fica mais fácil e rápido. Eu vou divulgar essa opção”, contou.
A fisioterapeuta Ana Carolina Lenhardt está grávida e optou pela viagem sem escala porque considera mais tranquilo.
“É bem mais tranquilo, como sou gestante é mais fácil realizar a viagem. Essa é a minha primeira vez que venho a Fernando de Noronha e quero voltar com meu filho”.
Turistas fizeram viagem de São Paulo para Noronha sem escala
Ana Clara Marinho/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Gol retoma operações para Noronha em voo com mais de 100 passageiros
Fernando de Noronha volta a ter voos diários da Azul com aviões do tipo jato
Liberação do aeroporto
Fernando de Noronha teve o primeiro voo comercial com avião de grande no dia 19 março, depois da liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o retorno de pouso deste tipo de aeronave, após mais de dois anos.
A agência havia proibido a operação de jatos por conta dos buracos na pista do aeródromo, que passou por de obras realizadas pelo governo do estado.
Além da Latam, a Gol também realiza voos de São Paulo e Recife para Noronha. A ilha tem, ainda, voos de empresa Azul com operações que partem da capital pernambucana.
O acordo de gestão compartilhada de Fernando de Noronha, assinado entre os governos do estado e federal, limita o número de turistas a 11 mil, por mês, e 132 mil, ao ano.
Ampliação do turismo
Apesar da limitação do número de visitantes, o superintende de turismo da Administração da Ilha, Paulo Henrique Guerra, afirmou que existe a possibilidade de ampliação de voos.
“Nós esperamos que essa ação possa desencadear novos voos de outras companhias, para que Noronha possa retomar o fluxo natural de turistas. Trabalhamos com a possibilidade de aumentar o fluxo turístico para a ilha”, disse Guerra.
Ele acredita ainda que é possível fechar um novo acordo com o Instituto Chico Mendes da Conservação e Biodiversidade (ICMBio) para ampliar a visitação em Noronha.
“Esperamos que a gente chegue a um entendimento com o ICMBio para contemplar o pleito salutar do trade turístico de Fernando de Noronha”, disse Guerra.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias| em G1 / PE / Pernambuco