Passeio ou achado milionário? Turistas esbarram com joias e 4kg de ouro em trilha

Tesouro misterioso foi encontrado por acaso – Foto: Museu da Boêmia Oriental/Divulgação/ND
Dois turistas tiveram uma surpresa digna de filme ao explorar as encostas da colina Zvičina, na Boêmia Oriental, região da República Checa.
Durante uma trilha em meio a uma floresta próxima à cidade de Trutnov, estava um verdadeiro tesouro escondido: quase 600 moedas de ouro e objetos valiosos enterrados em um campo coberto por árvores.

O tesouro misterioso
O tesouro misterioso, datado de 1921, pesa cerca de 7 kg, dos quais 3,7 kg são apenas de ouro, valor estimado em mais de 300 mil euros, cerca de R$ 1,6 milhão.
As moedas estavam organizadas em pilhas embrulhadas em tecido preto e guardadas dentro de um recipiente de alumínio.
Tesouro misterioso estava organizado em pilhas embrulhadas em tecido preto – Foto: Museu da Boêmia Oriental/Divulgação/ND
Perto dali, uma caixa de ferro continha pulseiras, cigarreiras, um pente, corrente, bolsa de arame e até um pó compacto, todos feitos de metal amarelo.
A descoberta foi divulgada pelo Museu da Boêmia Oriental, que agora tenta reconstruir a história por trás do achado.
A hipótese mais provável, segundo os arqueólogos, é que alguém tenha enterrado o tesouro durante um dos momentos turbulentos da primeira metade do século 20.
O tesouro misterioso foi entregue ao Museu da Boêmia Oriental – Foto: Museu da Boêmia Oriental/Divulgação/ND
Talvez durante a guerra, em meio à deportação de judeus, checos ou alemães, ou mesmo por causa da reforma monetária da época.
“Pelo local e pela forma como foi enterrado, parece que quem escondeu o tesouro tinha intenção de voltar para recuperá-lo”, afirmou Miroslav Novák, chefe do Departamento de Arqueologia do museu.
Contudo, o dono original nunca retornou e sua identidade permanece um mistério.
O numismata Vojtěch Brádle, que analisou o material, destaca que o objetivo era guardar o ouro em si, e não o valor nominal das moedas.
A maioria delas é originária de países como França, Turquia, Bélgica, Áustria-Hungria, além de algumas vindas da Romênia, Itália e Rússia.
Tesouro misterioso pode ser da Iugoslávia – Foto: Museu da Boêmia Oriental/Divulgação/ND
Curiosamente, as moedas austro-húngaras foram cunhadas não para a Boêmia, mas para territórios como a antiga Sérvia ou Bósnia-Herzegovina.
Isso indica que o tesouro pode ter viajado da antiga Iugoslávia até seu esconderijo atual.
Os arqueólogos agora seguem analisando documentos históricos na esperança de descobrir quem escondeu esse tesouro e por que ele nunca foi recuperado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.