Atriz mirim Millena Brandão é diagnosticada com tumor cerebral – Foto: Millena Brandão/@millenamboficial/Instagram
A atriz mirim Millena Brandão, de 11 anos, está internada em estado grave, desde a segunda-feira (28), está com suspeita de morte encefálica, após ser diagnosticada com um tumor cerebral de 5 centímetros.
O boletim médico divulgado pela família revelou que desde a última quarta-feira (30), a criança sofreu 12 paradas cardiorrespiratórias.
O que aconteceu com a atriz mirim?
Inicialmente, a atriz mirim havia dado entrada no Hospital Geral de Grajaú, em São Paulo, no dia 23 de abril, com sintomas semelhantes aos da dengue. No entanto, a piora no quadro levou à realização de exames de imagem que revelaram a presença de uma massa intracraniana.
Apesar disso, não há confirmação médica se trata-se de um tumor ou de um cisto.
Em entrevista ao SBT, a mãe da atriz, Thays Brandão, declarou que a filha está entubada, sedada e sem respostas neurológicas. Além disso, ela ainda relatou que Millena não reage a estímulos nem se movimenta.
Devido a gravidade, a equipe médica encaminhou a atriz mirim para o Hospital das Clínicas, também em São Paulo. No entanto, durante o processo, ela sofreu três paradas cardiorrespiratórias, o que inviabilizou a transferência.
Quem é Millena Brandão?
Millena tem mais de 140 seguidores no Instagram – Foto: Millena Brandão/@millenamboficial/Instagram
Com mais de 140 seguidores no Instagram, a atriz mirim foi figurante da telenovela “A infância de Romeu e Julieta”, mas Millena não é conhecida apenas por seus papéis na televisão, e sim por sua atuação como modelo infantil em campanhas publicitárias voltadas ao público infantojuvenil.
A família da atriz tem usado as redes sociais para compartilhar atualizações sobre seu estado de saúde e pedir apoio por meio de orações.
“Contamos com a fé de todos vocês”, escreveu Thays em uma das postagens mais recentes.
Sintomas neurológicos em crianças
Em um país que cerca de 35 a cada 100 mil crianças sofrem com tumores cerebrais, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), casos como o de Millena Brandão servem de alerta para pais e responsáveis.
Vale destacar que a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia alerta que tumores em crianças representam a segunda neoplasia mais frequente na faixa etária pediátrica, atrás apenas das leucemias.
Estudo revela que pais devem ficar atento com os sintomas – Foto: Canva/ND
No entanto, o diagnóstico é frequentemente retardado pela semelhança dos sintomas com doenças comuns da infância, como viroses.
Um estudo publicado na Revista Paulista de Pediatria, revela que os principais sintomas são: dores de cabeça recorrentes, náuseas, perda de equilíbrio ou alterações de comportamento.
É importante lembrar que o diagnóstico precoce de tumores cerebrais aumenta as chances de tratamento e diminui o risco de sequelas neurológicas permanentes.