‘Alertamos’, diz ex-diretora do hospital de Balneário Camboriú após morte de recém-nascido

Morte de recém-nascido, na noite do dia 25 de abril, em Balneário Camboriú, motivou exoneração de ex-diretora – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação/ND
A ex-diretora geral do HMRC (Hospital Ruth Cardoso), Andressa Hadad, publicou um vídeo contando sobre a trágica morte de um recém-nascido, na noite do dia 25 de abril, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte do Estado.
Conforme a diretora, desde o início de janeiro, a direção-geral e técnica do hospital já haviam identificado fragilidades no Centro Obstétrico. Hadad afirma que diante da situação, propôs não renovar o contrato da empresa prestadora e fazer um novo processo de dispensa de licitação para o serviço.
“A empresa vencedora declinou por não conseguir compor a escala de funcionários conforme termo de referência e, seguindo o preconizado em lei, seria convocada a segunda colocada. Porém, por decisão dos gestores da pasta de Compras e Saúde, o processo foi cancelado e o contrato atual foi prorrogado por mais 6 meses”.

Hadad ainda diz que a fiscalização e as notificações foram mantidas, além da elaboração de um novo processo licitatório.
“Todos os atos estão documentados via sistema formal da prefeitura, estes já entregues ao Ministério Público, após ser convidada para uma conversa. Reafirmo meu compromisso com a verdade e a responsabilidade na saúde pública”.
A ex-diretora também sugeriu que a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú faça uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o caso. “Alertei sobre os riscos e todos os fatos estão documentados e foram entregues ao Ministério Público”.
Veja o vídeo do pronunciamento da ex-diretora geral do hospital


Ex-diretora geral do Hospital Ruth Cardoso, Andressa Hadad, publicou um vídeo em suas redes sociais contando sobre a morte de recém-nascido – Vídeo: Andressa Hadad/@andressahadad/Instagram
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Balneário Camboriú, que disse que o município “não irá se manifestar em relação ao vídeo publicado pela ex-diretora geral do HMRC. As questões de gestão estão sendo organizadas internamente”.
Após morte de recém-nascido, prefeita monta gabinete dentro de hospital em Balneário Camboriú
A estrutura de gabinete da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), será transferida temporariamente para o Hospital Municipal Ruth Cardoso. A medida será efetivada na próxima semana.
“Vou acompanhar de perto a rotina do hospital, ouvir pacientes, médicos, e toda a equipe que atua no Ruth Cardoso para podermos entender quais são os principais problemas. Vamos atuar com rapidez para oferecer um melhor serviço de saúde aos moradores de Balneário Camboriú e de outras cidades que utilizam o HMRC”, disse a prefeita.
A transferência temporária do gabinete para o hospital é uma medida já planejada para iniciar nos próximos meses pela administração municipal – mas foi antecipada diante das últimas ocorrências registradas na unidade de saúde, especialmente no setor da Maternidade.
Segundo a prefeitura, desde a morte de um bebê recém-nascido, que ocorreu no último fim de semana, foram feitas ações emergenciais como mudanças na gestão, auditoria interna no contrato da maternidade e nova licitação para empresa que opera o Centro Obstétrico.
Após morte de recém-nascido, prefeita monta gabinete dentro de hospital em Balneário Camboriú – Foto: Divulgação Prefeitura de Balneário Camboriú
Município quer que hospital seja estadualizado
Em paralelo, a prefeitura de Balneário Camboriú retomará o diálogo com o Governo do Estado para possível estadualização do Hospital, uma vez que o atendimento é regionalizado.
Caso o pedido não seja atendido, será dada sequência ao processo licitatório para um novo modelo de gestão de forma integrada, em que uma única entidade gerenciará toda a estrutura. Este processo já está em fase de estudos.
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.