Estadunidense, Papa Leão XIV é crítico de políticas adotadas por Donald Trump

Primeiro papa norte-americano, Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV, foi eleito em um dos conclaves mais rápidos da história – Foto: Vatican News/ND
Em suas redes sociais, Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, se manifestou diversas vezes contra as políticas e declarações anti-imigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de seu vice, J.D. Vance.
Desde 2015, quando Trump anunciou sua candidatura à presidência, Prevost já demonstrava preocupação com o avanço de discursos xenofóbicos nos Estados Unidos.

Visão de Trump na questão imigratória preocupa Papa Leão XIV
A primeira crítica aberta foi feita ainda em 2015, por meio da rede social X (antigo Twitter). Na ocasião, Prevost compartilhou um artigo do cardeal Timothy Dolan, de Nova York, que criticava as pautas anti-imigração defendidas pelo então candidato republicano.
Curiosamente, Dolan seria o nome apoiado por Trump para assumir o papado durante o conclave de 2025.
Papa Leão XIV usa foto com Papa Francisco como perfil do X – Foto: @drprevost/Robert Prevost/X/ND
Ao longo de 2025, Prevost intensificou as críticas ao governo americano. Em 3 de fevereiro, ele republicou um texto de uma teóloga norte-americana de origem cubana intitulado “J.D. Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros”. Vance ocupa atualmente o cargo de vice-presidente.

1
4

Papa Leão XIV faz alertas sobre tratamento de Trump com imigrantes desde 2015 – @drprevost/Robert Prevost/X

2
4

Papa compartilhou três textos contra políticas de Trump em 2025 – @drprevost/Robert Prevost/X

3
4

Papa Leão XIV compartilhou reflexão sobre papel do evangelho no acolhimento de imigrantes – @drprevost/Robert Prevost/X

4
4

Última publicação de Robert Prevost foi uma crítica a Trump e Bukele – @drprevost/Robert Prevost/X

No dia 13 de fevereiro, Prevost compartilhou uma reflexão sobre o papel do Evangelho nas questões de imigração. E, em 14 de abril, em sua última publicação antes de ser eleito Papa, ele republicou uma mensagem crítica a Donald Trump e ao presidente de El Salvador, Nayib Bukele, por suas posturas em relação à imigração e cooperação política.
Trump celebrou o novo papado norte-americano
Apesar das críticas públicas de Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, ao governo dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump celebrou sua eleição como papa. “Que animação e que grande honra para o nosso país”, publicou na Truth Social.
Trump também afirmou estar ansioso para conhecer o novo pontífice, natural de Chicago, Illinois, o primeiro papa norte-americano da história.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.