Correr pode fazer mal aos joelhos? – Foto: Banco de Imagens/ND
Você faz parte do time de pessoas que ama corridas? Seja ao amanhecer ou no pôr no sol, amarrar os cadarços e colocar uma música em seu fone de ouvido já virou tradição ao ir praticar o esporte? Se sim, dado seu impacto, você já deve ter se perguntado se correr faz mal aos joelhos.
Confira a seguir o que diz a ciência sobre o assunto e aproveite para conferir algumas dicas de como melhor se preparar para correr ao ar livre.
Correr faz mal aos joelhos?
Não, correr não faz mal aos joelhos — mas correr com a postura inadequada, sim. Colocar mais estresse no corpo do que ele pode suportar também faz com que seus joelhos fiquem sucessivos a lesões com maior facilidade, principalmente quando você não descansa o suficiente.
A ciência indica que, ao treinar adequadamente, seus joelhos podem, na verdade, ficar mais fortalecidos. Mesmo que você comece a correr como um complemento para fortalecer os seus joelhos, é importante escutar seu corpo e, em casos de dores, investigar o que pode estar acontecendo.
O que pode tornar a corrida mais difícil para os joelhos?
Correr de forma incorreta pode ser o principal fator causador de dores em seus joelhos. Segundo especialistas, uma boa forma de correr é mantendo a postura errada com os braços em 90 graus, enquanto dá passadas rápidas com a parte média do pé, e não o calcanhar.
Caso você corra longas distâncias, é importante também ficar atento aos tênis que utiliza para correr. Encontrar o calçado adequado para o seu pé é fundamental a fim de evitar lesões. É importante prestar atenção em seu nível de amortecimento, suporte do arco e largura.
Além disso, correr em superfícies macias, como trilhas de terra ou grama, em vez de superfícies duras, pode reduzir o impacto nos joelhos.
Lesões no joelho comuns em corredores
Joelho de corredor: a condição pode se manifestar como uma dor na parte frontal do joelho ou ao redor da rótula durante a corrida, como uma forma de irritação na cartilagem;
Síndrome da banda iliotibial: ocorre quando um tendão longo que se estende do quadril até o joelho externo está muito tenso, também provocando incômodos;
Joelho do saltador: também conhecida como tendinite patelar, a condição é causada por um tendão patelar inflamado, causando dores na parte frontal do joelho;
Bursite: caracteriza-se pela inflamação e inchaço em uma das pequenas bolsas cheias de líquido no joelho.
Dicas para proteger seus joelhos
Ao iniciar o esporte, corra devagar e com tranquilidade. Evite correr rápido ou com força, visto que seu corpo precisa de tempo para adaptar-se a novos fatores de estresse. Tenha como exemplo os corredores de longa distância, que usam a regra dos 10% ao praticarem suas corridas.
Ela indica que você não deve aumentar sua quilometragem semanal em mais de 10% a cada semana. Além disso, alongue-se bem antes e depois da sua corrida. Se seus músculos estiverem tensos, você tem maior probabilidade de correr com a postura incorreta e se lesionar.
Utilizar joelheiras durante as corridas também pode fornecer suporte extra para seus joelhos, melhorando o exercício físico.
*Com dados do Healthline Media, site norte-americano fornecedor de informações de saúde.