A técnica alemã Lüften pode ser a chave para um ar mais limpo em casa durante o inverno – Foto: Imagem gerada por IA/ND
Manter a casa totalmente fechada no inverno é muito comum e realmente ajuda a conservar o calor, mas essa prática pode prejudicar a sua saúde.
Deixar tudo fechado pode aprisionar poluentes como mofo, bactérias e alérgenos dentro de casa. Mas a boa notícia é que você não precisa passar frio para resolver esse problema!
Como ter um ar mais limpo no inverno sem passar frio
Segundo o site de dicas para casa The Spruce, para garantir um ar mais limpo, os alemães cultivam o hábito do Lüften, uma técnica de ventilação simples e eficaz.
Lauren Riddei, designer de interiores de bem-estar e bióloga da construção, explicou ao The Spruce que, “Lüften é uma prática histórica de abrir as janelas da sua casa para permitir a entrada de ar fresco e expulsar o ar viciado”.
Abrir as janelas por poucos minutos garante um ar mais limpo sem perder o conforto térmico – Foto: Vladimirs Poplavskis/ND
O objetivo, segundo a especialista, é deixar o ar de dentro da casa mais saudável.
Isso significa deixar entrar mais oxigênio, que é o gás que a gente precisa para respirar bem, e ao mesmo tempo permitir que saiam coisas ruins, como o gás carbônico, que soltamos ao respirar, a umidade e outros poluentes que podem fazer mal à saúde.
Mas como fazer isso sem passar frio?
Segundo o site The Spruce, o segredo está em abrir todas as janelas por apenas 5 a 10 minutos, duas vezes ao dia , de preferência de manhã e à noite.
Com o Lüften, você troca o ar da casa e respira um ar mais limpo em apenas 10 minutos – Foto: Freepik/ND
Essa ventilação rápida, chamada de Stoßlüften (ventilação de choque), renova o ar sem esfriar paredes e móveis, e é mais eficiente do que deixar as janelas entreabertas por horas.
Ainda de acordo com a especialista Riddei, citada pelo The Spruce, essa técnica ajuda a evitar mofo, melhora o sono e retira substâncias prejudiciais que ficam presas em ambientes fechados.