Vacina contra dengue chega a Balneário Camboriú e região; campanha já tem data pra começar

Balneário Camboriú divulga data de início da campanha de vacinação contra dengue – Foto: Secom BC/Divulgação
A vacina contra dengue chegou no Litoral Norte catarinense, com isso, Balneário Camboriú e Itapema já tem data para o início da campanha. A primeira fase da vacinação será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, conforme a determinação do Ministério da Saúde.
Segundo a Prefeitura de Balneário Camboriú, a aplicação das vacinas terá início nesta quinta-feira (15). Elas estarão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacinação. O Município de Itapema começará a campanha na mesma data.

Vacina contra dengue chega pela primeira vez em Balneário Camboriú
A orientação para pacientes referenciados em unidades que não estejam vacinando é que devem procurar a UBS mais próxima de sua casa. Esta é a primeira vez que a cidade foi contemplada para receber a imunização.
Conforme a secretária de Saúde, Aline Leal, o município espera que todas as doses de vacina contra gripe recebidas sejam aplicadas nos moradores.
“Nossa orientação é que pais ou responsáveis levem seu filho ou sua filha para tomar a vacina. Este é um gesto muito importante para a proteção deles”, ressalta.
Vacina contra dengue chega pela primeira vez em Balneário Camboriú – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasilr/ND
Cidade recebe mais de 1,3 mil doses de vacina contra dengue
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município recebeu 1.390 doses da vacina, o que significa que será possível vacinar 695 crianças e adolescentes, já que a vacinação contra a dengue é feita com duas doses.
“O intervalo entre as duas doses é de três meses. Então é muito importante que quem venha tomar a vacina não esqueça de retornar à unidade de saúde para a segunda dose”, orienta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro.
Ribeiro ainda explica que estas doses serão distribuídas nas UBSs, conforme ao número de pacientes dentro da faixa etária cadastrados. A vacinação será feita por ordem de chegada, enquanto durarem os estoques. Para se vacinar, é preciso levar um documento pessoal e a carteira de vacinação.
Cidade recebe mais de 1,3 mil doses de vacina contra dengue – Foto: Canva/ ND
Até a última sexta-feira (09), Balneário Camboriú registrava 360 casos positivos de dengue. Destes, 172 são autóctones, 4 importados, 148 indeterminados e 36 em investigação.
Veja UBSs de Balneário Camboriú que terão vacinação contra dengue

UBS Central – rua 1500, nº 1100
UBS do bairro da Barra – rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n
UBS do bairro São Judas – rua Maurício Venâncio Cunha, 130
UBS do bairro Nova Esperança – rua Boa Vista, s/n
UBS do bairro Vila Real – rua Dom Abelardo, nº 400
UBS do bairro dos Municípios – rua Alfredo Wagner, s/n
UBS do bairro das Nações – rua Marshal N:180, esq. Rua Itália
UBS do bairro Ariribá – avenida dos Tucanos, 300
UBS do bairro Estados – rua Pernambuco, s/n

Itapema recebe 960 doses de vacina contra dengue
Já em Itapema, as vacinas serão aplicadas exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na Av. Governador Celso Ramos, 534, e seguirá enquanto durarem os estoques. Foram recebidas 960 doses no total.
Porém, esta quantidade será suficiente para vacinar 480 pessoas, já que o esquema vacinal exige duas aplicações por pessoa, com intervalo de três meses entre as doses. O imunizante será aplicado por ordem de chegada e não é necessário agendamento.
Itapema recebe 960 doses de vacina contra dengue – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasilr/ND
Para ser vacinado, é preciso apresentar documento com foto e carteira de vacinação. O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde, com base na faixa etária com maior incidência de casos e risco de complicações.
Itajaí ainda não tem data para início da campanha
Em Itajaí, os casos de dengue também preocupam. A cidade já tem duas mortes confirmadas pela doença, a última ocorreu no dia 3 de maio. Nesta quarta-feira (14), as doses da vacina já estão disponíveis na Regional de Saúde para a retirada, porém a campanha não tem data para iniciar.
O Município de Itajaí disse em nota que, nos próximos dias, serão realizados treinamentos das equipes de saúde e planejada a estratégia de distribuição das doses. A previsão é que até este fim de semana tudo esteja estruturado para o início da aplicação da vacina contra dengue na cidade.
Itajaí já registrou duas mortes por dengue em 2025 – Foto: Divulgação/Decom/ND
Serão recebidas pela prefeitura 3.440 doses. Estas serão destinadas tanto para a primeira vacina (D1) quanto para a segunda dose (D2), com um intervalo entre elas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
“Isso significa que, metade será aplicada tão logo comece a campanha. O restante estará reservado para a segunda aplicação”, conclui a nota.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.