Lula liga para Putin por acordo de paz na Ucrânia

Jantar oferecido pelo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante jantar oferecido pelo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin – Foto: Ricardo Stucker/PR
O presidente Lula telefonou para Putin nesta quarta-feira (14), de acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto. A ligação teve como objetivo convencer o chefe de Estado russo a participar pessoalmente da reunião para negociar a paz na Ucrânia.
Na quinta-feira (15), delegações dos dois países devem se encontrar em Istambul, na Turquia, para iniciar a negociação dos termos de um possível acordo de paz.
Lula telefonou para Putin para tentar convencer presidente russo a participar de reunião para acordo de paz na Ucrânia – Foto: Ricardo Stuckert / PR
Por que Lula telefonou para Putin
Na manhã desta quarta, o  governo da Rússia confirmou o embarque da delegação russa para Istambul. Após saber que Putin não estaria presencialmente na reunião, Lula telefonou para Putin.
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula telefonou para Putin para relatar a conversa bilateral que teve com o presidente chinês Xi Jinping. O encontro resultou na declaração conjunta Brasil-China a favor do fim da guerra na Ucrânia.
Nesse contexto, Lula telefonou para Putin para incentivar o presidente russo a comparecer à reunião de negociação entre Rússia e Ucrânia. Segundo a nota, o presidente do Brasil enfatizou o compromisso do país com o fim da guerra e se colocou à disposição para colaborar como for possível para o entendimento das duas partes envolvidas no conflito.
No dia 9 de maio, Lula esteve na Rússia e conversou com Putin sobre um possível acordo de paz com a Ucrânia. Depois, antes de retornar ao Brasil, Lula cumpriu agenda em Pequim, na China.
Presidente Lula e o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante a cerimônia de assinatura de Atos, no Palácio do Povo. Pequim – China. – Foto: Ricardo Stuckert/PR
Durante a visita à Rússia, Lula criticou a postura dos Estados Unidos e disse que “o Brasil não é quintal de ninguém.” Além do fato de que Lula telefonou para Putin, a aproximação dos chefes de Estado apresentam contradições, segundo analistas políticos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.