Veja, abaixo, como pedir ressarcimento para o instituto – Foto: Marcela Matos/Ascom
De acordo com os números divulgados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) neste sábado (17), quase 1,5 milhão de pessoas já solicitaram a devolução de descontos indevidos pelo aplicativo e site Meu INSS.
O balanço dos quatro primeiros dias de consulta dos descontos de entidades associativas na folha de aposentados e pensionistas foi fechado às 17h. Ao todo, foram registrados 41,7 milhões de acessos ao sistema durante o período.
Veja os números em quatro dias:
1. Meu INSS
Acessos aos Meu INSS: 41.725.324
Acesso a funcionalidade de Consulta dos descontos: 6.999.553
Acessos de usuários que não possuíam descontos: 3.375.438
2. Consulta dos descontos de entidades associativas
Quantidade de consultas: 1.494.956
Quantos não autorizaram e solicitaram o reembolso: 1.467.933
Quantos autorizaram os descontos: 27.023
Canal de atendimento Meu INSS: 1.374.810 (92,0%)
Canal de atendimento Central 135: 120.146 (8,0%)
Quantidade de Entidades Contestadas: 41
Solicitações de beneficiários para a devolução de descontos indevidos iniciou na quarta-feira (14) – Foto: Divulgação/Portal Gov.br
Saiba como pedir a devolução de descontos indevidos
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
Informe seu CPF e senha;
No campo “Do que você precisa?”, digite: Consultar descontos de entidades;
Caso existam descontos, marque se foram ou não autorizados;
Informe um e-mail e telefone para contato;
Declare que os dados fornecidos são verdadeiros;
Clique em Enviar Declarações.
O processo de devolução de descontos indevidos também pode ser solicitado por meio da Central 135, para aqueles que não utilizam o aplicativo. O instituto alerta que não entra em contato com beneficiários por telefone, WhatsApp, e-mail ou SMS.