Dez dias depois de ter sido convidada pelo governador Jorginho Mello (PL) para assumir o comando da Secretaria do Estado da Educação, Luciane Ceretta aceitou a proposta do governador. Empossada para um terceiro mandato reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc) no último dia 7 de maio, ela terá que se licenciar do comando da instituição e da também deixar a presidência da Acafe, que reúne as universidades comunitárias.
Reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta aceitou convite de Jorginho Mello para assumir Secretaria do Estado da Educação – Foto: Divulgação/ND
O nome de Luciane Ceretta era o favorito para substituir Aristides Cimadon, ex-reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e ex-presidente da Acafe – que conviveu nos últimos dois meses com os rumores de que deixaria o governo. A saída foi confirmada por ele mesmo na manhã de 9 de maio, quando enviou mensagem no grupo de WhatsApp dos secretários do governo Jorginho Mello anunciando o pedido de exoneração para, segundo ele, cuidar da saúde.
No mesmo dia, antes de embarcar para a missão internacional nos Estados Unidos encerrada no último sábado, o governador Jorginho Mello fez o convite a Luciane Ceretta, que prometeu dar resposta ao final da viagem. Foi o que aconteceu na tarde desta segunda-feira – e anunciado pelo governo estadual em comunicado à imprensa. A reitora ainda não se manifestou, mas tem agradecido à felicitações que recebe nas redes sociais.
Entre o convite e o aceite, Luciane Ceretta alinhou a saída da reitoria da Unesc com integrantes da comunidade acadêmica. A escolha da reitora para a Secretaria do Estado da Educação não pegou ninguém de surpresa. Na posse, dia 7, o deputado estadual Ivan Naatz (PL) antecipou em seu discurso que ela seria convidada em breve para a função – momento aplaudido pelos presentes.
Nas conversas que teve nos últimos dias, Luciane Ceretta deixou escapar a intenção de levar consigo para a pasta pelo menos dois colaboradores que hoje atuam na Unesc.
Luciane Ceretta integra os conselhos estadual e nacional de Educação
Na nota enviada à imprensa, o governo estadual destaca o papel de Luciane Ceretta e de Aristides Cimadon no programa de compra das vagas das universidades comunitárias implantado no primeiro ano do governo Jorginho Mello. Segundo a nota, “juntos, ambos idealizaram o Universidade Gratuita, considerado o maior programa de democratização do ensino superior do país”.
O comunicado destaca, ainda, “uma trajetória de trinta anos no magistério superior e uma sólida formação: graduada em Enfermagem e Administração, mestre em Enfermagem pela UFSC, doutora em Ciências da Saúde pela Unesc e detentora de quatro MBAs (Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão de Projetos), além de oito especializações – quatro em saúde e quatro em educação – e uma recente pós-graduação em Educação em Saúde pela FMUSP”.
Além disso, Luciane Ceretta é integrante do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, do Conselho Nacional de Educação na Câmara de Educação Superior e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).
Segundo o governo, “Ceretta chega à Secretaria de Educação com a missão de melhorar ainda mais os índices educacionais de Santa Catarina que já são referência para o Brasil” e para dar “prioridade para as instalações físicas das escolas”. A data da nomeação ainda não foi anunciada.