Oeste de SC registrou crimes chocantes nos últimos anos; veja os detalhes – Foto: Montagem ND
Entre 2021 e 2025, o Oeste de Santa Catarina foi palco de crimes chocantes que chamaram a atenção pela brutalidade, repercussão e comoção pública. De feminicídios a assassinatos envolvendo familiares e agentes de segurança, os casos marcaram profundamente diferentes municípios da região e ainda ecoam na memória da população.
Nesta matéria, relembramos alguns dos crimes mais impactantes ocorridos no período, como o assassinato da advogada Karize em Caçador, a morte de Evanir e Simone em Chapecó, o caso do policial civil morto pela própria filha em São Miguel do Oeste, entre outros episódios que deixaram comunidades inteiras em choque.
Relembre os crimes chocantes no Oeste de SC
1 – Crimes chocantes: advogada é assassinada em Caçador
A advogada, Karize Ana Fagundes Lemos, de 33 anos, sumiu no dia 29 de setembro de 2024, em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Após cerca de quase dois meses, os restos mortais da vítima foram encontrados em um município do Paraná.
O principal suspeito da morte de Karize é o próprio companheiro dela, de 24 anos, que foi denunciado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por homicídio quadruplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Linha do tempo do crime
29/9 de setembro – Amigos do suspeito buscam a polícia após homem confessar que teria matado a esposa e outro homem; (clique aqui)
30 de setembro – O suspeito, de 24 anos, é preso em Guaíra, no Paraná, distante cerca de 673,2 km de Caçador;
No mesmo dia, polícia encontra diversos itens no carro do homem, inclusive livros sobre crimes conhecidos nacionalmente; (clique aqui)
Ainda na segunda-feira (30), a vítima foi identificada como Karize Fagundes, de 33 anos; (clique aqui)
1º de outubro – Justiça decreta prisão do suspeito de matar advogada em SC (clique aqui)
No mesmo dia, Polícia Civil desconfia que possa não existir um segundo corpo no crime; (Clique aqui)
9 de outubro – roupas de advogada morta pelo marido em SC são achadas no PR, mas corpo seguia desaparecido; (clique aqui)
8 de novembro – restos mortais da advogada são encontrados no Paraná; (clique aqui)
25 de novembro – Suspeito de assassinar advogada catarinense e jogar o corpo em mata no PR é denunciado pelo MP; (clique aqui)
Um dos crimes chocantes foi o assassinato de Karize em Caçador – Foto: Internet/ND
O ND Mais entrou em contato com o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), que informou que ainda não há uma data definida para o julgamento do suspeito de assassinar a advogada em Caçador.
2 – Crimes chocantes: Evanir e Simone mortos em Chapecó
Uma desavença financeira em decorrência de uma negociação “mal resolvida” de Evanir Pires dos Santos Taborda, foi a motivação da morte dele e de Simone da Silva Fialho. A informação foi divulgada pela Polícia Civil em coletiva no dia 20 de maio de 2021, em Chapecó.
Evanir e Simone foram vistos pela última vez no dia 20 de janeiro de 2021. Ele saiu de casa e foi para seu posto de lavagem, localizado no bairro São Cristóvão.
Por volta das 8h voltou para casa, levou a sogra ao médico e o filho de 3 anos e meio para cortar o cabelo. Depois, retornou ao trabalho e essa foi a última vez que foi visto. Ela, no entanto, teria saído sentido Linha Peruzzo, interior de Chapecó, e também não foi mais vista.
De acordo com o delegado Vagner Papini, responsável pelo caso, as duas vítimas possuíam um relacionamento amoroso “público e notório”. Na data em que foram vistos pela última vez, ambos foram levados até as proximidades da linha Peruzo, em Chapecó.
No local, Evanir levou quatro tiros e foi colocado no porta-malas de um veículo. Segundo a polícia, o autor dos disparos foi o homem de 56 anos. Simone então foi levada pelos suspeitos até a linha Alto da Serra, no interior do município, com a promessa de que seria liberada.
No entanto, sem um motivo aparente, apenas porque “estava com Evanir”, os suspeitos também a mataram no local. Ela levou dois tiros, um, na cabeça, e outro, no tórax. Ambos foram mortos no mesmo dia do desaparecimento, em 20 de janeiro.
Veja fotos de um dos crimes chocantes do Oeste
1
5
Os dois estavam desaparecidos desde o dia 20 de janeiro. – Arquivo Pessoal/ND
2
5
Os corpos foram encontrados enterrados – Caroline Figueiredo/ND
3
5
Corpos foram recolhidos pelo IGP – Caroline Figueiredo/ND
4
5
Corpos estavam enterrados em uma comunidade no interior de Chapecó – Caroline Figueiredo/ND
5
5
Corpos estavam enterrados em uma comunidade no interior de Chapecó. – Caroline Figueiredo/ND
O corpo de Evanir foi o primeiro a ser localizado, por volta das 14h do dia 19 de maio de 2021. Já o corpo de Simone foi encontrado às 17h. Após exames da Polícia Científica, encontraram quatro projéteis de arma no corpo de Evanir e dois no corpo da Simone, feitos por uma arma calibre .22.
Duas mulheres acusadas de participação no assassinato do casal foram condenadas em outubro de 2022.
3 – Crimes chocantes: filha mata o próprio pai
O policial civil, Neife Luiz Werlang, foi encontrado morto na noite do dia 15 de outubro, em casa no bairro Agostini. A morte dele foi investigada sob extremo sigilo, inclusive a pedido do Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior ao Delegado Regional de São Miguel do Oeste, Wesley Andrade.
Uma fonte exclusiva do ND Mais revelou que as adolescentes teriam idealizado o crime inspirado no caso Suzane Richthofen, que planejou o assassinato dos pais Manfred Albert von Richthofen e Marísia von Richthofen. A polícia não confirmou a informação.
Policial civil é achado morto com perfurações de faca no pescoço em São Miguel do Oeste; esse foi um dos crimes chocantes no Oeste – Foto: Arquivo pessoal/ND
Após o homicídio, de acordo com a investigação, as adolescentes furtaram determinado valor em dinheiro que ele guardava em casa e fugiram do local. A quantia furtada não foi revelada pela polícia.
Antes da fuga, dispensaram a faca usada no crime e as roupas com marcas de sangue. Os materiais foram apreendidos, periciados e confrontados com material genérico pelo IGP (Instituto Geral de Perícias).
O dinheiro furtado pelas meninas foi repartido com outros dois adolescentes, colegas delas, segundo a polícia. Com autorizações judiciais, a Polícia Civil fez buscas e apreendeu nas casas deles parte do valor levado. Os dois foram indiciados por ato infracional de favorecimento real.
O Inquérito Policial foi concluído no dia 5 e encaminhado ao Poder Judiciário. As meninas foram indiciadas por “atos infracionais análogos ao crime de homicídio qualificado pelo motivo torpe, emboscada e traição, além de furto.”
O ND Mais entrou em contato com o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), que informou que a adolescente recebeu medida por ato infracional e permanece no Case (Centro de Atendimento Socioeducativo).
4 – Crimes chocantes: homem matou ex e jogou carro de ladeira
O homem de 51 anos que matou a ex-esposa por estrangulamento com um fio de eletricidade foi condenado a 21 anos de prisão, em regime fechado, e seis meses de detenção, em regime aberto em novembro do ano passado.
O crime aconteceu em fevereiro do ano passado, quando o homem matou a mulher e jogou o veículo em uma ladeira no bairro Efapi, em Chapecó, Oeste de SC.
Na manhã do dia 22 de fevereiro as forças de segurança foram acionadas para atender um possível acidente de trânsito no bairro Efapi. Sonia Matielo, de 48 anos, foi encontrada morta dentro de um veículo na rua Ernesto José de Marco.
Em menos de quatro horas, a polícia descobriu que não se tratava de um acidente, mas sim de um feminicídio. O principal suspeito era o ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento de 30 anos.
Por volta das 6h da manhã, o condenado entrou no edifício, onde era conhecido pelos moradores. Com a chave reserva do carro dela, se escondeu no banco traseiro, com um fio de luz, e aguardou a vítima.
Sonia entrou no veículo e não percebeu a presença do ex. Então, ele a estrangulou e deu algumas voltas pela cidade com a ex-companheira já morta.
O suspeito soltou o veículo em ponto morto na rua Ernesto José de Marco, no bairro Efapi e foi trabalhar como se nada tivesse acontecido. Informado sobre o ocorrido, ele ainda fingiu demonstrar surpresa e comoção.
5 – Crimes chocantes: corpo de mulher assassinada nunca foi encontrado
Roseli Stoll morava no bairro Nações, em Concórdia. A mulher foi vista pela última vez em um restaurante na área central, logo após sair do trabalho, por volta das 19h40 do dia 2 de dezembro. Familiares registraram um Boletim de Ocorrência no dia 6 de dezembro, pois ela não foi trabalhar e a casa não tinha sinais de arrombamento.
O ex-namorado da mulher já era investigado pela polícia, pois estava foragido e teria passado por Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS). Os dois estavam juntos há cerca de sete meses e ele não aceitava o fim da relação.
A auxiliar de cozinha pretendia terminar o relacionamento na noite do dia 2 de dezembro, quando foi morta asfixiada com uma cinta na casa do ex-companheiro. O motivo para o término seria porque Roseli tinha o desejo de ir para o Paraná visitar seus filhos sozinha e o companheiro não concordava.
Segundo o delegado, a investigação apontou que naquele dia Roseli deixou seu local de trabalho, caminhou até as proximidades do hospital de Concórdia e entrou no carro do então companheiro.
Corpo de Roseli nunca foi localizado – Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento que o casal chega a casa do homem. “Ele entra na casa ascende as luzes e a mulher fica do lado de fora, o que dá a entender que, em tese, ela não foi obrigada a ir até o local”, pontua Optiz.
O crime teria ocorrido entre 21h e 22h quando gritos foram ouvidos no interior da casa. A investigação apurou, ainda, que mais ninguém entrou no local nesse período.
Conforme o delegado, na manhã do dia 3 de dezembro, próximo ao meio dia, o homem retirou o corpo de Roseli enrolado em um lençol, levou até seu carro que estava na garagem e foi até Alto Bela Vista. “Há registros de que o carro passou na SC-390 e voltou cerca de 1h30 depois pelo mesmo trajeto.”
O homem foi condenado a 17 anos de prisão e o corpo da vítima nunca foi encontrado.
6 – Crimes chocantes: chacina em Campo Erê
Na noite de 21 de janeiro de 2023, por volta das 20h50, na Linha Doze de Novembro, interior do município, dois homens foram até um bar local e mataram a proprietária e a filha dela.
Na sequência, na residência aos fundos do bar, os homens mataram mais duas pessoas, dentre as vítimas um idoso de 63 anos. Outras seis pessoas estavam no local, mas sobreviveram ao ataque.
Os irmãos, de 32 e 38 anos, acusados de uma chacina em Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina, foram condenados a 240 anos de prisão cada um no júri que aconteceu em janeiro deste ano.
As vítimas de homicídio foram: Carlos Delfino dos Santos, 63 anos, natural de Saudades; Emídia dos Santos, 53 anos, natural de Campo Erê; Marinalva dos Santos, 18 anos, filha de Emídia; e Ana Cláudia Schultz, 35 anos, natural de Saltinho.
O MPSC destacou na denúncia que as vítimas foram surpreendidas por um ataque violento e inesperado, sem chance de defesa. Os disparos foram feitos em uma área densamente povoada, colocando várias pessoas em risco.
Pessoas foram mortas durante uma chacina em Campo Erê; veja os detalhes de um dos crimes chocantes do Oeste – Foto: Willian Ricardo/ND
A motivação dos crimes foi vingança pelo suicídio do irmão dos acusados, que tinha ocorrido na tarde do mesmo dia, cuja culpa os réus atribuíram à esposa deste. O objetivo do ataque era matar a cunhada, mas como ela não estava no local.
Cabe recurso da sentença, mas a Justiça negou aos réus o direito de recorrerem em liberdade.
7 – Crimes chocantes: namorado matou a companheira grávida
Foi condenado a 30 anos de prisão o homem que assassinou Maria Julia Borges Bitencort, de apenas 18 anos, no município de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Veja os detalhes de um dos crimes chocantes do Oeste:
O crime chocante aconteceu na madrugada de 5 de abril de 2024, no bairro Pedreirinha. A jovem, que estava grávida, foi morta com um tiro de espingarda no rosto.
Maria Julia foi assassinada com um tiro na cabeça; um dos crimes chocantes aconteceu em Videira – Foto: Divulgação/ND
O autor do crime, então namorado da jovem grávida, tinha 20 anos na época e foi sentenciado por homicídio quadruplamente qualificado: motivo fútil, uso de meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio — agravado ainda pelo fato de Maria estar grávida. Ele também foi condenado por posse ilegal de arma de fogo.
8 – Crimes chocantes: pai matou filha e genro em Galvão
Um crime bárbaro na cidade de Galvão, no Oeste de Santa Catarina, chamou a atenção do Brasil. Um pai assassinou, em maio de 2023, a filha e o genro a tiros, feriu outras duas pessoas e, em seguida, foi morto.
Antônio Marcos Pereira de Oliveira, de 45 anos, teria sido denunciado por Poliana da Silva de Oliveira, de 24 anos, que o processava por estupro. De acordo com autoridades, ele já respondia ao processo judicial.
Além de Poliana, Antônio assassinou o genro Ewerton Bett de Oliveira, de 30 anos. Em seguida, o pai e o irmão de Ewerton, que também estavam na casa, foram feridos pelo autor do ataque.
De acordo com Roberto Marin Fronza, delegado do caso, Antônio invadiu a casa pela janela da cozinha, onde estavam Poliana e Ewerton. Após matar a filha e o genro, ele foi surpreendido por duas pessoas que também portavam uma arma.
Após uma troca de tiros, os três terminaram feridos, mas apenas Antônio morreu. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Segundo o TJSC, em 2 de março de 2022, o homem foi condenado a 90 anos de reclusão por estuprar a própria filha, mas recorreu da decisão e o Tribunal de Justiça manteve a condenação ajustando a pena para 37 anos de prisão. Porém, no dia do crime, em 1º de maio, o homem aguardava a expedição do mandado de prisão em liberdade.
Além de ser acusado pelo estupro da filha, Antônio tinha passagens por ameaça, rixa e desacato, entre outros crimes.
9 – Crimes chocantes: jovem carbonizada dentro de casa
Foi condenado a 16 anos, nove meses e 18 dias de prisão, em regime fechado, o homem que assassinou brutalmente e depois carbonizou a jovem Mauriceia Estraich, com 22 anos na época do crime. O homicídio ocorreu em março de 2021 no município de Descanso, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. O julgamento ocorreu em Chapecó.
Como era madrugada, segundo ele, a vítima acordou com os latidos do cachorro e o encontrou tentando colocar fogo em sacos de cimento, já dentro da casa. Mauriceia pegou uma faca e ele, ao tentar retirar a arma, acabou ferindo a mão. Lesão que, primeiramente, havia sido causada ao quebrar o vidro do carro que estava na garagem da residência, para retirar o veículo e salvar o bem.
Um dos crimes chocantes do Oeste foi a morte de Mauriceia Estraich. – Foto: Montagem/ND
O autor do crime contou que quando a vítima ameaçou chamar a polícia, ele estrangulou a moça com as próprias mãos, e não se utilizando de um golpe “mata-leão”, como versão anterior. Acreditando que a mulher estava sem vida, considerou cometer suicídio para evitar a prisão. Assim, abriu todas as bocas do fogão, sentou no sofá e ateou fogo no móvel.
Com o desconforto da inalação da fumaça, resolveu fugir usando roupas limpas do irmão que ali morava com a intenção de despistar o envolvimento no fato. Ainda em interrogatório, o réu disse que o desentendimento com a cunhada era pela influência que ele exercia sobre os irmãos para o consumo de drogas e que, inclusive, estava sob efeito de entorpecentes no momento do crime.
A jovem Mauriceia Estraich morreu carbonizada na casa onde morava com o companheiro no loteamento Novo Horizonte, em Descanso. A casa de aproximadamente 60 m² foi atingida pelo fogo na manhã do domingo, 28 de março de 2021.
10 – Crimes chocantes: ataque em creche
Um jovem, na época com 18 anos, invadiu uma creche às 9h50 de 4 de maio de 2021, com a intenção de matar o maior número de pessoas. Armado com uma adaga, o jovem, até então sem histórico criminal, dirigiu-se até o local e atacou bebês, professoras e demais funcionárias do local que atende alunos de 6 meses a 2 anos, em Saudades, no Oeste de Santa Catarina.
Três crianças, uma professora e uma funcionária morreram no massacre. O caso teve repercussão internacional. A Polícia Civil revelou, na época da chacina, que o autor dirigiu-se de bicicleta à creche. Ao entrar no local, começou por atacar uma professora de 30 anos que, embora ferida, correu para uma sala onde estavam quatro crianças e uma funcionária da escola, na tentativa de alertar sobre o perigo.
Ele atacou então as crianças que estavam na sala e a funcionária. Duas meninas de menos de dois anos e a professora que sofreu o ataque inicial morreram no local. Outra criança e a funcionária morreram depois no hospital.
O autor foi preso no local e levado em estado grave a um hospital da cidade vizinha de Pinhalzinho, após tentar cometer suicídio desferindo golpes da espada contra si.
Após dois dias de julgamento, o acusado pela chacina na creche Pró-Infância Aquarela foi condenado a 329 anos e 4 meses de prisão em regime inicialmente fechado. A decisão dos sete jurados foi lida na sentença.
Um jovem, na época com 18 anos, invadiu uma creche em Saudades e matou cinco pessoas – Foto: Willian Ricardo/ND