Mais de quatro toneladas de alimentos são entregues a 25 entidades em Florianópolis – Foto: Allan Carvalho
Mais de quatro toneladas de alimentos produzidos pela agricultura familiar foram entregues até esta quarta-feira (21) a 25 entidades de Florianópolis. A ação, organizada pela Prefeitura e Caisan (Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional), reforça a articulação entre produção local e políticas públicas, garantindo que alimentos cheguem com agilidade e qualidade a quem mais precisa — e ajudando, na prática, a combater a insegurança alimentar.
A entrega começou nesta terça-feira (20), na Passarela Nego Quirido, no Centro da Capital. Os alimentos são entregues por agricultores familiares e distribuídos às organizações da sociedade civil e entidades públicas que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os produtos foram adquiridos por meio do PAA (Programa Nacional de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar), executado pela prefeitura no Banco de Alimentos da cidade. O modelo é chamado de compra com doação simultânea: o município adquire alimentos diretamente de agricultores familiares e, ao mesmo tempo, repassa esses produtos a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Investimento histórico
Em 2024, Florianópolis registrou o maior repasse da história do município na modalidade Compra com Doação Simultânea: cerca de R$1 milhão foi investido na compra de alimentos da agricultura familiar, resultando na doação de quase 80 toneladas para diversas entidades.
A iniciativa fortalece a produção local, promove segurança alimentar e fomenta a economia da agricultura familiar. “Essa entrega é uma das ações concretas do nosso compromisso em garantir que nenhum cidadão fique sem acesso a alimentos básicos. É mais um passo importante para fortalecer a segurança alimentar em nossa cidade”, afirma o prefeito Topázio Neto.
Política pública com integração de esforços
Ação coordenada pela Prefeitura e Caisan fortalece combate à insegurança alimentar e valoriza a agricultura familiar – Foto: Allan Carvalho
A ação é coordenada pela Caisan, que atua na Capital como elo entre diferentes órgãos e entidades públicas. O objetivo é implementar políticas de segurança alimentar, apoiar a produção e distribuição de alimentos saudáveis e fortalecer o direito à alimentação adequada.
Mais do que a entrega de alimentos, a ação representa a efetivação de uma política pública robusta, que articula produção, logística e responsabilidade social. É um exemplo de como a integração entre agricultura familiar, gestão pública e sociedade civil pode transformar o combate à fome em ações eficientes e contínuas.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.
Mais de quatro toneladas de alimentos são entregues a 25 entidades em Florianópolis
Adicionar aos favoritos o Link permanente.