Itajaí é certificada como Município Turístico, a categoria máxima do Mapa do Turismo – Foto: Jader Liberal/PMI/ND
Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, recebeu o reconhecimento oficial como Município Turístico no novo ciclo do Mapa do Turismo Brasileiro 2025. O mapa é organizado pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), coordenado pelo Ministério do Turismo.
Segundo o Município de Itajaí, esta classificação reafirma o protagonismo da cidade como um dos principais destinos turísticos da região da Costa Verde & Mar, região centro-norte catarinense.
Entenda classificação do Mapa do Turismo
Esta categoria de “Município Turístico” é a mais elevada entre as três previstas pelo programa federal e é concedida às cidades que concentram os maiores fluxos de visitantes, possuem infraestrutura adequada, serviços voltados ao setor e oferta de atrativos turísticos.
A certificação visa reforçar o potencial de Itajaí para o desenvolvimento sustentável do turismo, fortalecendo a captação de investimentos, o estímulo à cadeia produtiva e o crescimento da economia local por meio do turismo de negócios, náutico, gastronômico e cultural.
Itajaí atinge a categoria máxima no Mapa do Turismo e reforça protagonismo nacional – Foto: PMI/Reprodução/ND
Classificação como ‘Município Turístico’ reforça posição de Itajaí como destino competitivo no Brasil
O Secretário de Turismo de Itajaí, Ronaldo Jansson Jr., recebeu o certificado das mãos da Convemar (Conselho de Turismo da Região Costa Verde & Mar).
“Essa certificação consolida o trabalho técnico e estratégico que temos desenvolvido na cidade. Estar no Mapa do Turismo Brasileiro é também garantir acesso a políticas públicas, financiamentos e visibilidade nacional para nosso destino”, destacou Ronaldo.
Classificação no Mapa do Turismo reforça posição de Itajaí como destino competitivo – Foto: Marcos Porto/PMI
Com o reconhecimento, Itajaí reforça sua posição como destino competitivo no cenário nacional, pronto para atrair visitantes, sediar grandes eventos e oferecer experiências turísticas de qualidade e identidade local.