Defesa Civil Municipal confirma microexplosão em SC com ventos que ultrapassaram 100 km/h

Segundo a Defesa Civil Municipal, os ventos ultrapassaram os 100 km/h durante a microexplosão. – Foto: Prefeitura de São Miguel do Oeste/ND
A Defesa Civil de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, confirmou que a tempestade severa que atingiu o município durante a madrugada da quinta-feira (22) foi provocado por uma microexplosão atmosférica.
Conforme a equipe técnica da Defesa Civil Municipal, o fenômeno meteorológico de alta intensidade, mas de curta duração, teve ventos que ultrapassaram os 100 km/h, acompanhados de chuva torrencial. Porém, a Defesa Civil estadual ainda não confirmou a microexplosão e diz que segue em análise.

O levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal aponta que mais de 150 casas foram afetadas, com ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores, galhos e alagamentos.
Além dos estragos materiais, três famílias estão desalojadas, duas por conta de alagamentos e uma devido ao colapso da estrutura da casa. Todos foram acolhidos temporariamente na residência de familiares.
Embora os maiores danos estejam concentrados na área urbana, comunidades do interior também foram atingidas e ainda passam por levantamento dos prejuízos.
Defesa Civil Municipal confirmou microexplosão em São Miguel do Oeste. – Foto: Prefeitura de São Miguel do Oeste/ND
Danos à infraestrutura pública
A microexplosão também causou impactos significativos na infraestrutura pública. Das 25 escolas da rede municipal, duas seguirão fechadas nesta sexta-feira (23), tanto por problemas estruturais quanto pela falta de energia elétrica.
A Secretaria Municipal de Assistência Social é uma das estruturas mais afetadas. O prédio teve parte do telhado arrancado, houve rompimento de fiação e até a explosão de um transformador na região, deixando o local sem energia.
Diversas casas foram destelhadas durante o fenômeno. – Foto: Prefeitura de São Miguel do Oeste/ND
A expectativa é que os reparos internos sejam concluídos para permitir um retorno parcial das atividades internas nesta sexta. Já os atendimentos ao público, como o Centro de Convivência para crianças, seguem suspensos, com previsão de retorno na próxima segunda-feira (27), ainda a ser confirmado.
Por outro lado, as unidades de saúde conseguiram retomar os atendimentos normalmente ainda na quinta-feira.
Decreto de emergência
Diante da gravidade dos danos, o Conselho Municipal de Defesa Civil se reuniu e deliberou pela elaboração de um decreto de estado de emergência, que deve ser publicado até esta sexta-feira (23).
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Wuillian Lanza, cerca de 100 residências foram atingidas na área urbana. – Foto: Divulgação/Prefeitura de São Miguel do Oeste
A Prefeitura reforça que todas as equipes da Defesa Civil, secretarias municipais e forças de segurança permanecem mobilizadas em uma força-tarefa para desobstruir vias, prestar assistência às famílias, distribuir lonas e continuar o mapeamento dos danos.
A orientação à população é que evite áreas de risco e acione a Defesa Civil em caso de emergência, pelos canais oficiais.
Veja mais fotos dos estragos deixados pela microexplosão:

1
8

Pela manhã, os trabalhos se estendem às comunidades do interior, onde também há registros de prejuízos. – Divulgação/Prefeitura de São Miguel do Oeste

2
8

Um temporal com fortes ventos e muita chuva deixou estragos em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste do estado; município contabiliza os prejuízos – Divulgação/Prefeitura de São Miguel do Oeste

3
8

FRAME – Os fortes ventos arrancaram o telhado de uma secretaria em SMO – Divulgação/Prefeitura de São Miguel do Oeste/ND

4
8

O temporal arrancou o telhado de uma secretaria de São Miguel do Oeste – Divulgação/Defesa Civil/ND

5
8

São Miguel do Oeste foi atingida por ventos e muita chuva durante a madrugada – Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

6
8

São Miguel do Oeste foi atingida por ventos e muita chuva durante a madrugada – Divulgação/Defesa Civil/ND

7
8

São Miguel do Oeste foi atingida por ventos e muita chuva durante a madrugada – Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

8
8

São Miguel do Oeste foi atingida por ventos e muita chuva durante a madrugada – Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.