Detran/SC alerta sobre golpe de multas falsas deixada em veículos – Foto: Divulgação/Detran/SC/ND
Motoristas de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, estão sendo alvo de um novo golpe que simula multas falsas de trânsito. Os documentos falsificados trazem QR Code para pagamento e usam indevidamente o nome do Detran/SC e do Governo do Estado.
O alerta surgiu após funcionários da agência do Detran no município identificarem os papéis falsos deixados nos para-brisas dos veículos. O caso é um alerta para toda a população.
O golpe da multa falsa em Criciúma não é um episódio isolado. Nos últimos anos, o Departamento de Trânsito de Santa Catarina tem lidado com um aumento de fraudes, especialmente por meio de plataformas digitais.
Os tipos de crime variam desde a criação de sites falsos que replicam visualmente o portal oficial, até o envio de mensagens sobre suspensão de CNH, e-mails cobrando multas inexistentes, boletos falsificados para pagamento via Pix e falsas promessas de desconto no IPVA.
De acordo com o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, a tentativa de enganar motoristas catarinenses tem se tornado cada vez mais elaborada. “Nós criamos maneiras para proteger o cidadão dos golpistas e eles buscam formas mais sofisticadas para aplicar os golpes”, afirma.
Multas falsas tentam enganhar motoristas – Foto: Freepik/ND
Aversa explica que, além de atuar diretamente na repressão a esse tipo de crime, o órgão tem intensificado campanhas educativas para alertar a população. “É importante estarem atentos antes de qualquer ação junto ao Detran/SC”, reforça.
O presidente do órgão destaca que o Detran/SC já precisou enfrentar uma série de problemas relacionados ao uso indevido de seu nome em fraudes.
“Já tivemos diversos problemas com sites falsos, e-mails de CNH suspensa, multas falsas, mensagens por celular, usando o nome do Detran para enganar a população catarinense”, relata.
A orientação é para que os motoristas sempre confirmem a veracidade de qualquer notificação recebida, seja ela física ou digital.
Motoristas devem conferir multas falsas antes de qualquer pagamento – Foto: Reprodução
Como se proteger das multas falsas?
A recomendação oficial é que todas as consultas sobre multas, CNH ou qualquer outro serviço sejam feitas exclusivamente pelos canais oficiais do Detran/SC, que são o site www.detran.sc.gov.br, o aplicativo Detran Digital ou a atendente virtual Catarina, disponível pelo telefone (48) 3664-1800.
O presidente do Detran/SC também orienta que, ao encontrar qualquer aviso suspeito deixado no veículo, a primeira ação do motorista deve ser verificar sua autenticidade.
“Quando tiver algum papel no seu veículo que simule infração, é importante verificar a veracidade e, caso seja falso, fazer um boletim de ocorrência”, alerta.
A principal orientação das autoridades é desconfiar de qualquer cobrança fora dos meios oficiais e nunca realizar pagamentos sem antes confirmar se de fato existe alguma pendência registrada junto ao Detran/SC.