
Anúncios incluem buscas com respostas em IA e traduções em tempo real no Google Meet, além de recursos para realizar chamadas em 3D e gerar vídeos com estilo cinematográfico. Buscador com IA, videochamada em 3D: as novidades em inteligência artificial do Google
O Google realizou nesta semana o Google I/O 2025, seu evento para desenvolvedores em Mountain View, na Califórnia. A conferência mostrou como a empresa continua apostando forte na integração de inteligência artificial em seus serviços.
Entre os anúncios, estão um modo de IA na busca, avanços no assistente Gemini e até chamadas de vídeo com experiência em 3D. A empresa também revelou novidades em geração de vídeos com IA e na sua plataforma para realidade estendida.
O g1 acompanhou o evento presencialmente e reuniu os principais destaques da conferência. Confira abaixo.
Modo IA na busca
Batizado de AI Mode, o novo recurso deixa o buscador parecido com Gemini e ChatGPT ao criar um resumo de texto como resposta de uma busca, em vez de mostrar uma lista de links.
Ele aparece como uma aba ao lado de Imagens, Vídeos e Notícias no topo da busca, mas, por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos.
O Google também anunciou o Search Live, que permite interagir em tempo real com a busca. É possível, por exemplo, apontar a câmera para uma bicicleta desmontada e perguntar onde cada peça se encaixa.
Google AI Mode, versão repaginada da buscador do Google com foco em inteligência artificial
Divulgação/Google
Chamadas de vídeo imersivas
O Google anunciou uma solução que oferece experiências 3D em chamadas de vídeo, dando a sensação de que a outra pessoa está no mesmo ambiente que você.
A novidade, batizada de Google Beam, usa um sistema do Google e depende de seis câmeras, inteligência artificial e a tela especial lightfield para dar sensação de profundidade. O aparelho será produzido por parceiros como a HP e chegará ao mercado ainda este ano.
Com IA, nova plataforma do Google simula presença física em reuniões on-line
Divulgação/Google
Tradução em tempo real
O Google Meet vai ganhar tradução de fala em tempo real. Segundo a empresa, o recurso mantém tom de voz, entonação e funciona com baixa latência, isto é, não deve um grande atraso entre o que é dito e o que é traduzido.
Ele está disponível em inglês e espanhol para assinantes dos planos AI Pro e Ultra, com mais idiomas chegando em breve. Em 2025, começa a ser liberado também para usuários do Workspace.
Tradução em tempo real no Google Meet com o Google Beam
Reprodução/Google
Gemini
O Gemini Live agora usa funções do projeto Astra, que descreve em tempo real o que é capturado pela câmera do celular. O recurso já está disponível para Android e começou a ser liberada para o iPhone.
Outra novidade é o Modo Agente, em que a IA realiza ações em vez de somente gerar conteúdo. No exemplo citado pelo Google, uma pessoa em busca de uma casa para comprar, pode pedir para o agente listar opções, ajustar filtros e até marcar visitas. A opção será liberada em breve para assinantes do Gemini.
Respostas inteligentes no Gmail
O Gmail será capaz de criar respostas inteligentes com IA, mantendo o tom de suas mensagens anteriores e usando e-mails antigos e arquivos do Drive como base. A novidade será liberada para assinantes ainda este ano.
Nos próximos meses, o serviço também ganhará recursos automatizados. Com isso, será possível pedir para o Gemini apagar ou arquivar e-mails que você não precisa mais, por exemplo.
Vídeos e fotos gerados por IA
O Google apresentou o Flow, ferramenta que permite criar vídeos cinematográficos a partir de descrições de texto. Por enquanto disponível apenas nos EUA, ela combina os modelos Veo, Imagen e Gemini para gerar cenas, personagens e cenários com consistência visual.
A empresa também atualizou seus modelos de IA para gerar vídeos e fotos. O Veo 3 agora gera vídeos com áudios, como diálogos e ruídos de ambiente, e o Imagen 4 ficou melhor em detalhes visuais.
Google lança ferramenta que transforma texto em vídeo cinematográfico
Óculos com Android XR
O Google deu mais detalhes sobre o Android XR, sistema feito para óculos e headsets de realidade estendida, criado em parceria com a Samsung e a Qualcomm. Ele mistura realidade aumentada, virtual e IA.
O g1 testou o protótipo de um óculos com Android XR. O dispositivo tem câmera e sensores que entendem o ambiente e exibem informações na tela, como mapas, traduções e mensagens. O lançamento está previsto para 2026.
Android XR: g1 testa novo sistema operacional para óculos de realidade virtual e headsets
g1 testa o Waymo, o carro autônomo do Google, nos Estados Unidos