Kassab liderou ato que filiou prefeitos, ex-prefeitos e influenciadores no PSD – Foto: Adriano Assis/ND
No mesmo evento nesta segunda-feira (26) em que o Partido Social Democrático filiou o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, em São Paulo, a sigla festejou a entrada de outros 16 nomes, incluindo prefeito, ex-prefeitos e influenciadores no PSD.
Assinaram suas fichas de filiação o ex-governador e também senador Paulo Hartung, três prefeitos, três ex-prefeitos, além de lideranças de diferentes setores empresariais, do movimento negro e influenciadores no PSD, com potencial de puxar votos para ampliar as bancadas da sigla na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
“Pessoas com capacidade, credibilidade, bons serviços prestados à nação. Vamos lembrar de tantos que se aliaram hoje, prefeitos, ex-prefeitos, o Zé Vicente, reitor da UniPalmares. Estou muito feliz porque, realmente, o PSD vem crescendo, mas crescendo com bons quadros”, afirmou o presidente do partido, Gilberto Kassab.
O evento no bairro Bela Vista foi uma demonstração de força da sigla, reunindo grandes nomes do PSD, como os quatro governadores, Eduardo Leite (RS), Ratinho Junior (PR), Raquel Lyra (PE) e Fábio Mitidieri (SE), e três ministros, Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e André de Paula (Pesca e Aquicultura).
Ainda estavam presentes o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), o prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel, oito senadores, quatro deputados federais, além de deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
Busca por nomes fortes
Com dois presidenciáveis para 2026, o governador paranaense Ratinho Júnior e o gaúcho Eduardo Leite, maior bancada do Senado (14, mesmo número do PL), e sendo o partido que mais elegeu prefeitos no Brasil em 2024 (887 contra 856 do MDB), o PSD foca em aumentar a bancada de governadores, mas também de deputados.
A chegada de Eduardo Leite visa fortalecer a sigla no Rio Grande do Sul. “Estou muito otimista com o que o PSD vai tomando de forma e capacidade, não apenas em números, mas também em qualidade da capacidade para contribuição com o país”, declarou o governador.
Governador de Pernambuco, Raquel Lyra esteve presente no evento do PSD em São Paulo – Foto: Divulgação/PSD
Em Pernambuco, a governador Raquel Lyra, que também vem do PSDB, já trabalha para fortalecer a nova casa. “O partido tem crescido muito. Lá em Pernambuco estamos filiando agora mais de 60 prefeitos”, contou ao ND Mais.
Hoje, a sigla tem 44 parlamentares na Câmara Federal, sendo a sexta maior bancada da Casa, mas na Assembleia Legislativa de São Paulo, por exemplo, tem apenas quatro cadeiras, bem atrás de PL (19) e PT (18). Um caminho para mudar esse cenário é ter bons puxadores de votos, e pode estar aí o interesse em influenciadores no PSD.
Influenciadores no PSD
Nesta segunda, se filiou ao partido Gabriel Augusto de Brito (Olhar sob rodas), “cadeirante humorista”, como se define, influenciador com 2 milhões de seguidores (sendo 540 mil no Instagram) e 1 bilhão de views.
O apresentador do Cowboy Channel e Canal Terra Viva, Esnar Ribeiro, comentarista de rodeio e influenciador com mais de 100 mil seguidores no Instagram, também entrou para o time de influenciadores no PSD. A lista ainda conta com o biomédico Dr. Bactéria, do programa Hoje em Dia, da Record (ex-Fantástico, da Globo) e a atriz Camila Kiss, do SBT.
No início de maio, o PSD já tinha filiado o funkeiro MC Gui (9,2 milhões); a professora Paola Machado (218 mil seguidores), especialista em emagrecimento; Dr. Fernando Gomes (1 milhão de seguidores), especialista em envelhecimento; e Bruna Ituassu, criadora da ExpoTEA, maior feira de autismo do Brasil.
Bruna foi autora do abaixo-assinado que ajudou a derrubar o ex-secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, após frases preconceituosas contra alunos com deficiência e autistas em reunião da pasta.
Prefeitos e ex-prefeitos
Além de ampliar o número de influenciadores no PSD, a sigla filiou nesta segunda-feira, os prefeitos de Juquiá, Círero Cirilo dos Santos (eleito pelo União Brasil), de Fernando Prestes, Mariel da Rocha (eleito pelo PSDB), e de Itaporanga, Fábio Benini (eleito pelo PSB).
Também ingressaram no partido de Gilberto Kassab, os ex-prefeitos Borini, de Birigui, com passagens por PMDB, DEM e União Brasil; José Fernandes, da cidade de Assis, com história no PDT, e Carlos Pivetta, de Votorantim, que passou 40 anos no PT e estava no PSB.
Fecham a lista de novos filiados, José Vicente, fundador da Afrobras, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares (UniPalmares) e apresentador do programa Negros em Foco, da TV Cultura; Regina Campanelli, policial civil e delegada nas cidades de Arujá e Santa Isabel; André Brazolin, ex-jogador de basquete de Flamengo, Corinthians e Seleção Brasileira, além de CEO do Instituto Brazolin e do projeto Anjos do Esporte; Michelli Veneziani, ex-presidente do Fundo Social da Solidariedade de São Sebastião (fez 40 mil votos como deputado pelo PSDB, em 2018); Arcênio Rodrigues, superintendente jurídico da Fundação Zerbini; e Fernando Aguiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião.