Veículo que levava estudantes e servidores para os Jogos dos Institutos Federais 2024 (JIF), em Tucuruí, vai passar por perícia para averiguar as causas do acidente, que também deixou vários feridos. Acidente com ônibus do IFPA próximo à usina de Tucuruí deixa 4 mortos no Pará
O ônibus que levava 40 pessoas e tombou no Pará estava apto para fazer a viagem e havia passado por revisões, segundo o Instituto Federal do Pará (IFPA). O veículo vai passar por perícia para averiguar as causas do acidente, que deixou quatro mortos.
A viagem era para levar estudantes e servidores para os Jogos dos Institutos Federal (JIF) 2024, que ocorreria em Tucuruí, município onde ocorreu o acidente. Os jogos foram cancelados e o IFPA disse que “está prestando toda assistência necessária para as vítimas envolvidas no acidente”.
A instituição de ensino suspendeu as atividades acadêmicas, ao decretar luto de três dias a partir desta segunda-feira (27), e manteve apenas atividades administrativas, devido à situação de emergência.
Acidente no Pará deixa quatro pessoas mortas.
Reprodução / TV Liberal / Magdog
O acidente
Quatro vítimas morreram no acidente envolvendo um ônibus do IFPA, que levava 40 pessoas das delegações dos campus de Castanhal e Vigia, no nordeste paraense, para a etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais 2024 (JIF), em Tucuruí, no sudeste do Pará.
O veículo tombou para fora da rodovia PA-263, na rotatória próximo ao túnel da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, neste domingo (26). Imagens mostram os estragos após o coletivo colidir contra um paredão de concreto.
Ônibus colidiu contra paredão próximo à usina de Tucuruí.
Reprodução / Magdog
Acidente de ônibus do IFPA deixa mortos no Pará.
Neto Alves
“A reitora do IFPA, Ana Paula Palheta, decreta luto oficial de três dias, a partir do dia 27 de maio de 2024, com suspensão das atividades acadêmicas em todas as unidades do Instituto, e em nome da comunidade acadêmica expressa os mais sinceros votos de condolências aos familiares e amigos”, diz a nota.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Segundo a instituição, as vítimas mortas foram as professoras Amanda Cristiani da Silva Costa e Suany Couto Teixeira Nunes, o aluno Paulo Vinícius da Silva Borges e o servidor Edinaldo de Jesus Ferreira Meireles.
Segundo a Polícia Civil, os 4 corpos foram necropsiados na noite de domingo (26) e todos foram liberados para as famílias.
Quem são as pessoas mortas em acidente com ônibus do IFPA que deixou mais de 20 feridos
Ônibus tombou e colidiu com parede de concreto,
Reprodução / Magodg
Outras 25 pessoas também ficaram feridas. A Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), informou que, deste total, até a manhã desta segunda-feira (27), onze já tiveram alta e quatro estão em estado grave.
Nas redes sociais, estudantes, funcionários do IFPA, parentes e amigos das vítimas também lamentaram o ocorrido, que segue sob investigação pelos órgãos e corporações competentes.
De acordo com o IFPA, algumas vítimas já foram liberadas e estão com a famílias, outras estão sob cuidados de servidores e voluntários no Campus Porto Colombo, do IFPA de Tucuruí.
A Prefeitura de Vigia também declarou luto oficial e suspendeu as atividades escolares nas instituições públicas nesta segunda-feira (27).
“Devido ao trágico acontecimento em Tucuruí, declaramos luto oficial. Em respeito e solidariedade às vítimas e suas famílias, informamos que não haverá atividades escolares em nossas instituições nesta segunda-feira (27). Neste momento de profunda tristeza, contamos com a compreensão de toda a comunidade escolar”, declarou nas redes sociais.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Ônibus que tombou e deixou quatro mortos no Pará estava apto para viajar e passou por revisões, diz IFPA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.