Em nota, IFPA informou que veículo havia passado por revisão e tinha condições de viajar. Depoimentos também apontam que ônibus passava em alta velocidade em lombadas na estrada. Ônibus tombou e colidiu com parede de concreto,
Reprodução / Magodg
Dois estudantes que sobreviveram ao acidente com o ônibus do Instituto Federal do Pará, no domingo (26), relataram em depoimento à Polícia Civil que o veículo apresentava problemas com os freios.
Os depoimentos, obtidos pelo g1, apontam também que o ônibus chegou a passar em alta velocidade por lombadas na estrada e já apresentava problemas de freio desde a cidade de Moju, distante 320 km de Tucuruí, onde ocorreu o acidente.
O ônibus levava servidores e estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) para os Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024.
A instituição já havia divulgado nota informando que a manutenção do ônibus estava em dia e que estava apto para viajar.
Em novo posicionamento enviado ao g1, o IFPA disse que “o ônibus passou por processo de revisão e prevenção no período de 9 a 12 de abril, onde foram realizados serviços no sistema de freios, filtro de óleo, filtro de combustível, revisão dos pneus e serviços no sistema de ar-condicionado”.
Disse ainda que “só será possível definir a causa do acidente com o resultado do trabalho da perícia especializada, ação que já iniciada e não tem previsão de conclusão” e que “o condutor do veículo era mecânico e chefe do setor de transporte do campus Castanhal”.
Acidente com ônibus do IFPA próximo à usina de Tucuruí deixa 4 mortos no Pará
O acidente
No total, 40 pessoas estavam a bordo. Elas faziam parte das delegações dos municípios de Castanhal e Vigia , no nordeste do Pará, que iriam participar da etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais 2024 (JIF), em Tucuruí, na região sudeste do estado.
O ônibus saiu da pista na rodovia PA-263 e colidiu contra o paredão de concreto da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Quatro pessoas morreram na tragédia: duas servidores, um estudante e o motorista.
Os jogos foram cancelados e o IFPA decretou luto de três dias na instituição.
Vítimas do acidente com ônibus do IFPA em Tucuruí
Reprodução/Redes Sociais
As investigações
A Polícia Civil investiga o caso e já começou a colher informações com os sobreviventes. Dois deles, estudantes do ensino médio no IFPA, prestaram informações que podem ajudar a identificar a causa do acidente.
Por se tratar de informações prestadas por adolescentes, o depoimento é feito por meio da chamada “Escuta Especializada”, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os sobreviventes ressaltaram que perceberam o problema quando o ônibus passou pela cidade de Moju, na região nordeste paraense, e o motorista teve dificuldades para acionar os freios.
Ainda segundo os depoimentos, o veículo passou por lombadas com velocidade acima do recomendado, o que provocava desconforto nos passageiros.
Siga o canal do g1 Pará no Whtasapp
Ônibus com estudantes do IFPA toma em Tucuruí, no Pará.
Reprodução / Redes sociais
Os relatos ainda apontam que, ao chegar próximo à Hidrelétrica de Tucuruí, houve uma pausa no percurso para que as delegações pudessem se hidratar e usar os banheiros.
Quando a viagem foi retomada, os passageiros continuaram a perceber as dificuldades para o motorista acionar os freios e ônibus teria pulado duas lombadas seguidas.
A situação piorou, ainda segundo os relatos, quando o veículo passou por um trecho de descida na pista e ganhou velocidade até bater na barra de proteção do meio fio. O motorista acabou perdendo o controle.
Ambos os estudantes sobreviventes relataram à polícia que houve pânico e gritaria na hora.
Ônibus colidiu contra paredão próximo à usina de Tucuruí.
Reprodução / Magdog
Um dos sobreviventes relatou que desmaiou no momento da colisão. Já o outro disse que buscou proteção atrás de uma das poltronas, conseguindo minimizar as lesões.
O sobrevivente que desmaiou teve o corpo arremessado para fora do veículo e foi socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e levado para a Unidade de Pronto Atendimento. O estado de saúde dele é estável.
Já o estudante que se protegeu atrás da poltrona disse que conseguiu se manter consciente e ajudou até a retirar outros sobreviventes de dentro do veículo. Ele lembrou que pessoas que passavam pela via também ajudaram no atendimento às vítimas.
VÍDEOS: Veja todas as notícias do Pará
Sobreviventes de acidente que matou 4 pessoas relatam problemas com freio no ônibus do IFPA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.