Félix Robatto e Sonia Ferro resgatam ‘As Origens da Lambada’ em documentário

Após estrear em festival internacional, documentário é disponibilizado nesta quarta-feira, 3, na internet. Cena do documentário ‘As Origens da Lambada’.
Divulgação
Depois de estrear no festival internacional de documentário musical, o documentário “As Origens da Lambada”, de Félix Robatto e Sonia Ferro, chega à internet nesta quarta-feira (3), às 9h.
O filme registra a história do surgimento do gênero musical no Pará na década de 70 e que fez sucesso no mundo todo.
O documentário tem direção geral do guitarrista, produtor e pesquisador musical Félix Robatto e da jornalista e produtora cultural Sonia Ferro.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
No projeto, são ouvidos aqueles que viram e fizeram a história e estão nas fichas técnicas dos álbuns da época.
São técnicos de som, produtores e músicos como Pinduca, que apesar de ser conhecido como o Rei do Carimbó foi o primeiro músico a lançar uma música do gênero “Lambada”, o produtor musical Jesus Couto e o radialista Waldo Souza, além do baiano Luiz Caldas.
“Mais do que um registro da nossa cultura, esse documentário tem como objetivo dar crédito aos mestres que criaram esse gênero musical que ganhou o mundo. Nada melhor do que a história ser contada por quem viveu a época, pelos verdadeiros protagonistas”, conta Sonia Ferro.
O filme é embalado por músicas de Félix Robatto que são um recorte do gênero musical. O show foi gravado em outubro de 2019, durante o Festival Lambateria em Belém do Pará. “O projeto inicial era o meu DVD e teríamos entrevistas sobre a Lambada como extras. Quando percebemos a riqueza dos depoimentos dessa história que ainda é muito desconhecida, decidimos transformar o DVD em um documentário e usar minhas músicas para embalar o filme”, explica Robatto.
“As Origens da Lambada” fez estreia no Festival In-Edit em 2023 e agora chega à internet sendo disponibilizado no canal do Youtube do artista.
O filme As Origens da Lambada foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Azuliteral, Daniel ADR, Raidol e Festival Elas no Comando, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 75 projetos até 2021, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca e Thaís Badú.
Serviço
Lançamento do documentário “As Origens da Lambada”
Data: 3 de julho de 2024 (quarta-feira) às 9 horas
Mais informações nos perfis do Instagram @felixrobatto e @lambateria
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.