Julho Amarelo: campanha contra hepatites virais começa neste final de semana, em Belém

Começa neste sábado (13) a Campanha Julho Amarelo, prevista acontecer em diversas localidades do município que costumam atrair um número expressivo de pessoas nos finais de semana deste mês de férias escolares. A Campanha tem o objetivo de promover a prevenção, controle e educação da população sobre as hepatites virais, inflamações no fígado causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.
“Durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo realizadas atividades educativas voltadas para a prevenção dessas doenças e nos fins de semana são realizadas atividades especiais em praias, praças e ilhas”, ressalta a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Rayssa Gorbachofh, da Sesma, Socorro Pinheiro.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, com o compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical); e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
Prevenção
Socorro destaca que uma das principais medidas de prevenção às hepatites A e B é a vacinação. Veja outras formas de prevenção às hepatites virais:
• Usar camisinha nas relações sexuais, a fim de evitar a transmissão por via sexual e, no caso de gestação, evitar a transmissão da doença para o feto;
• Não compartilhar com outras pessoas objetos perfurocortantes: seringas, agulhas, alicate de unha, agulhas etc;
• Não passar por procedimentos invasivos (hemodiálise, cirurgias, tratamentos dentais, confecção de tatuagem) sem os devidos cuidados de biossegurança;
• Não compartilhar escovas de dentes ou lâminas de barbear/ depilar, que são materiais de uso individual; e
• Ao colocar piercing, fazer tatuagem ou usar serviços como barbearias, manicures/ pedicures e podólogos, certificar-se de que os materiais sejam descartáveis e sejam esterilizados adequadamente.
Ações
Durante as ações realizadas pela Sesma neste mês de julho são realizados testes rápidos e abordagens diretas para conscientizar as pessoas sobre os riscos, formas de prevenção e tratamento das hepatites virais. Ao mesmo tempo, é realizada a conscientização sobre a prevenção a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e HIV.
Nos próximos finais de semana deste mês, os profissionais de saúde estarão presentes nas praias de Outeiro, Mosqueiro, Cotijuba, assim como nas praças Batista Campos e Praça da República, realizando ações de testagem e abordagem direta à população. Além dessas ações, também está prevista uma ação especial durante a Parada LGBTQIAPN+ de Mosqueiro 2024, que será realizada no dia 28 de julho.
Serviço
Cronograma das ações
• Dia 13 (sábado): Praia Grande de Outeiro e Praia da Brasília, das 7h às 19h.
• Dia 14 (domingo): Praça da República e Praça Batista Campos, das 7h às 19h.
• Dias 20 e 21 (sábado e domingo): Cotijuba, das 6h às 18h.
• Dias 27 e 28 (sábado e domingo): Mosqueiro, das 6h às 18h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.