Com chapéus e fitas, público dançou e brincou acompanhando boi junino tradicional da capital paraense. Arraial do Pavulagem levou centenas de pessoas às ruas de Belém no primeiro domingo de festas de 2023
Geovane Brito/TV Liberal
Muitas cores, fitas e danças tomaram as ruas de Belém neste domingo (11), primeiro dia de arrastão do Arraial do Pavulagem, boi junino tradicional na capital paraense que reúne milhares de pessoas. O evento integra o patrimônio cultural do estado e completa 36 anos em 2023.
No Arraial do Pavulagem, o público e os músicos se vestem com chapéus enfeitados de fitas. O elemento é uma das principais características da festa. A expectativa era reunir 35 mil pessoas neste domingo. Até as 13h, as autoridades estaduais e municipais não confirmaram quantas pessoas estavam no primeiro dia.
Entenda mais sobre o Arraial do Pavulagem: São João na Amazônia tem cortejo fluvial por rio com batuque de carimbó na abertura do boi junino de Belém
Arraial do Pavulagem neste domingo, 11, primeiro de arrastões pelas ruas de Belém em 2023
Geovane Brito/TV Liberal
Na expectativa pela festa que reúne, além de animais e elementos da roda de boi, pernas de pau e instrumentos musicais, o público se concentrou desde às 8h na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. No local, o boi se destaca no alto do teatro, dando início ao primeiro arrastão.
O batalhão da Estrela, como é chamado o grupo musical que toca e faz performances no cortejo, foi embalando os brincantes com instrumentos de sopro, cordas e percussão, da praça da República, até a Praça Waldmar Henrique, em um trajeto de pouco mais de 1 quilômetro.
Com o trajeto, de cerca de uma hora, o trânsito em algumas vias, como na Avenida Presidente Vargas e Rua Municipalidade tiveram desvios. O público segue na praça até as 14h, embalada pelas canções tradicionais com a banda do Arrial do Pavulagem no Palco.
Primeiro arrastão do ‘Arraial do Pavulagem’ 2023 reúne centenas de pessoas em Belém; FOTOS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.