Primeiro arrastão do ‘Arraial do Pavulagem’ 2023 reúne centenas de pessoas em Belém; FOTOS

Com chapéus e fitas, público dançou e brincou acompanhando boi junino tradicional da capital paraense. Arraial do Pavulagem levou centenas de pessoas às ruas de Belém no primeiro domingo de festas de 2023
Geovane Brito/TV Liberal
Muitas cores, fitas e danças tomaram as ruas de Belém neste domingo (11), primeiro dia de arrastão do Arraial do Pavulagem, boi junino tradicional na capital paraense que reúne milhares de pessoas. O evento integra o patrimônio cultural do estado e completa 36 anos em 2023.
No Arraial do Pavulagem, o público e os músicos se vestem com chapéus enfeitados de fitas. O elemento é uma das principais características da festa, que conta ainda com músicos, brincadeira de boi durante o trajeto pelas ruas, pessoas em perna de pau, e mastros. O nome do evento faz alusão à “pavulagem”, expressão usada no Pará a algo bonito, pomposo, “que gosta de aparecer”.
Entenda mais sobre o Arraial do Pavulagem: São João na Amazônia tem cortejo fluvial por rio com batuque de carimbó na abertura do boi junino de Belém
Após arrastão, público do Arraial do Pavulagem continuou festa em frente ao palco principal em Belém iro domingo de festas de 2023
Geovane Brito/TV Liberal
Segundo a organização do evento, a estimativa era que 35 mil pessoas participassem neste domingo entre o arrastão e concentração em frente ao palco principal. Até as 13h, as autoridades acionadas pelo g1 não confirmaram quantas pessoas estavam no primeiro dia do evento.
Além deste domingo (11), os arrastões do Pavulagem deste ano ocorrem ainda nos dias 18, 25 de junho e 2 de julho.
Arraial do Pavulagem neste domingo, 11, primeiro de arrastões pelas ruas de Belém em 2023
Geovane Brito/TV Liberal
A festa tradicional reúne famílias, como a de Cristina Rodrigues. Ela atualmente toca barrica e foi a percursora da cultura de participar do Pavulagem na família. Por anos, levou os filhos para os ensaios e, agora, até a neta participa como pernalta.
“Há 5 anos minha neta nasceu e durante esse tempo ela vem participando dos cortejos. Ano passado ela pediu para sair como perna de pau. Aí esse ano, eu inscrevi ela. Ela se interessou e gostou muito. Estamos muito felizes pela primeira cortejo dela”, afirmou Cristina Rodrigues.
Arraial do Pavulagem neste domingo, 11, primeiro de arrastões pelas ruas de Belém em 2023
Geovane Brito/TV Liberal
Na expectativa pela festa que reúne, além de animais e elementos da roda de boi, pernas de pau e instrumentos musicais, o público se concentrou desde às 8h na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. No local, o boi se destaca no alto do teatro, dando início ao primeiro arrastão.
O batalhão da Estrela, como é chamado o grupo musical com quase 900 pessoas que toca e faz performances no cortejo, foi embalando os brincantes com instrumentos de sopro, cordas e percussão, da praça da República, até a Praça Waldmar Henrique, em um trajeto de pouco mais de 1 quilômetro.
Com o trajeto, de cerca de uma hora, o trânsito em algumas vias, como na Avenida Presidente Vargas e Rua Municipalidade tiveram desvios
O público foi até a Praça Waldemar Henrique, onde o batalhão da Estrela parou de tocar e abriu espaço para as canções tradicionais da banda do Arrial do Pavulagem no palco.
Pela primeira vez, a praça contou com espaço inclusivo para cadeirante e tradução em libras. Os interessados podem se cadastrar para os próximos arrastões.
Arraial do Pavulagem abre portas para crianças e para jovens com TEA
A praça foi decorada de forma especial para o evento. “No primeiro setor, encontra-se a Concha Acústica, que representa o dia com a simbologia do sol, fazendo alusão ao arrastão do Boi Pavulagem que sai pelas manhãs ensolaradas, chamando a atenção de todos. Já no segundo setor, trazemos a magia e o encanto das noites de São João, representado por um grande balão, sintetizando assim a noite e o dia de São João na capital da Amazônia. Utilizando a técnica de degradê e desenhos geométricos abstratos, criamos um grande tapete aéreo, com mais de 25 mil metros de bandeirinhas”, explicou Célio Ferreira, que cuidou da parte visual do evento com sua equipe.
Palco Arrial do Pavulagem
Geovane Brito/TV Liberal
Apesar de ser realizado em junho e início de julho, o Arrial do Pavulagem começa semanas antes para os participantes, que integram oficinas musicais, de dança e perna de pau para animar o evento. O Arraial do Pavulagem é organizado por um instituto cultural de mesmo nome criado em 1987.
Próximos arrastões do Pavulagem de 2023:
18 de junho – domingo das 8h às 14h
25 de junho – domingo das 8h às 14h
2 de julho – domingo das 8h às 14h
Arraial do Pavulagem neste domingo, 11, primeiro de arrastões pelas ruas de Belém em 2023
Geovane Brito/TV Liberal
VÍDEOS com mais notícias do Pará:
Veja mais informações do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.