Marujadas de São Benedito, no Pará, são reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro


Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, por unanimidade, a inscrição da manifestação no Livro de Registro de Celebrações. Marujada
Foto: Karina Martins/Iphan – Governo Federal
As Marujadas de São Benedito no Pará foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil, durante a 105ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, na quarta-feira (4).
O órgão de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), aprovou a inscrição da manifestação no Livro de Registro de Celebrações, por unanimidade.
Celebração religiosa é tradição no Pará
De celebração religiosa a patrimônio cultural, as Marujadas de São Benedito ocorrem na região conhecida como bragantina, que abrange os municípios de Augusto Corrêa, Bragança, Capanema, Primavera, Quatipuru e Tracuateua, e também acontece em Ananindeua.
A celebração em devoção a São Benedito ou São Sebastião possui um conjunto de rituais durante o ano todo, com manifestações mais expressivas no período entre dezembro e janeiro.
A festividade promove procissões, missas e os tradicionais rituais de levantamento e derrubada de mastros.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Danças, como roda, retumbão, chorado, mazurca, valsa, contradança, xote, arrasta-pé e bagre também fazem parte do movimento, assim como personagens como capitoa, capitão, juiz, juíza, marujos e marujas.
Outro ponto de destaque das marujadas é a presença forte das mulheres, tanto nos rituais quanto na organização das festividades, cabendo aos homens o papel de esmoladores, tocadores ou acompanhantes.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.