Por que as casas americanas são tão diferentes das brasileiras? Veja explicação de especialista

Você já se perguntou por que as casas americanas são tão diferentes das casas brasileiras? Um corretor de imóveis, Ricardo Molin, explicou as principais diferenças em seu canal no YouTube.

Corretor de imóveis ainda compartilhou algumas curiosidades das casas americanas – Foto: Reprodução/ND
De acordo com o profissional, a resposta está diretamente ligada à colonização e à forma como cada país se desenvolveu ao longo dos séculos.
Nos EUA, a colonização começou pelo norte, uma região rica em áreas arborizadas. Isso incentivou o uso da madeira como principal material de construção. “Além disso, depois da segunda guerra mundial, começa-se a usar muitos materiais pré-fabricados”, explicou Ricardo.
Já no Brasil, com a colonização pelo litoral, as construções se tornaram predominantemente artesanais.
Por que não construímos igual aos EUA?
Molin explica que no Brasil, a oferta de madeira de reflorestamento ainda é limitada para atender a grande demanda da construção civil. Outro fator determinante é a pouca utilização da construção a seco, bastante comum nos Estados Unidos graças ao uso do drywall, mas que ainda está em desenvolvimento por aqui.
Fatores climáticos e culturais também desempenham um papel importante. Nos EUA, o ar-condicionado central é acessível e amplamente utilizado, ajudando a controlar a umidade e preservar materiais como a madeira e o drywall. No Brasil, o custo elevado do equipamento e da energia torna esse sistema inviável para a maior parte da população.
Também há uma preferência cultural por construções mais pesadas, feitas de concreto e tijolo, que transmitem uma sensação de maior segurança aos brasileiros.
Características das casas americanas
Em alguns estados, o térreo é feito com blocos de concreto (para que a família possa se abrigar em caso de vento forte, furacões e tornados);
Balizas são usadas para proteger os cantos e definir o alinhamento da massa;
As paredes internas são feitas com ripas de madeira e fechadas gesso (em alguns casos, são preenchidas com fibra de vidro);
O forro é feito com treliças de madeira e, por dentro das treliças, passa o sistema de condicionamento de ar;
O sistema elétrico é grampeado nas madeiras.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.