Escritor português Valter Hugo Mãe participa do 4.º Flitabira


Escritor é a terceira atração internacional confirmada, juntamente à cubana Teresa Cárdenas e à argentina Raquel Cané O escritor, editor e artista plástico português Valter Hugo Mãe é mais uma atração confirmada da quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira. Ele participa de duas rodas de conversa no 4.º Flitabira: a primeira, junto a Itamar Vieira Junior, Morgana Kretzmann e Tom Farias, será realizada no dia 30 de outubro, quarta-feira, às 20h. Já a segunda participação conta com a presença de Eugênio Bucci e da cubana Teresa Cárdenas, e acontece dia 1.º de novembro, sábado, às 21h. Ambos os eventos serão realizados no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Escritor participa de duas mesas durante a quarta edição do Festival
Lucilia Monteiro
Valter Hugo Mãe cursou pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Universidade do Porto. Possui livros publicados de poesia, contos e narrativa longa. Em Portugal, atuou como editor de autores brasileiros como Ferreira Gullar, Manoel de Barros e Caetano Veloso. Atualmente, apresenta um programa de entrevistas na televisão e escreve colunas para os veículos Público e Jornal de Letras. Em seus trabalhos, o autor se destaca pela variedade dos meios de expressão e de temáticas, que podem falar dos pequenos detalhes do cotidiano, dos problemas contemporâneos enfrentados por países como Portugal ou das paisagens da Islândia, combinando uma prosa apurada e histórias marcadas pela emoção.
Em 2007, atingiu o reconhecimento público com a conquista do Prêmio Literário José Saramago com o seu segundo romance, o remorso de baltazar serapião. Na solenidade de entrega, o próprio Saramago classificou o livro como um “tsunami literário”. Seus quatro primeiros romances são conhecidos como a tetralogia das minúsculas: todos os livros, incluindo o nome do autor, foram escritos sem letras capitais. Seu objetivo foi valorizar a natureza oral dos textos e reaproximar a literatura do pensamento. Em 2012, foi agraciado com o Prêmio Portugal Telecom pelo romance “a máquina de fazer espanhóis”. E, no ano de 2015, com “a desumanização”, livro que se passa nos fiordes islandeses, foi indicado como finalista do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.