Coronel Fábio Cândido (PL) e Itamar Borges (MDB) foram convidados para o debate desta sexta-feira (25), a partir das 22h; confira as regras. Debate será mediado pelo apresentador Lucio Ramos, nos estúdios da TV TEM em Rio Preto
João Pedro Maciel/g1
Os candidatos que disputam o segundo turno das eleições 2024 em São José do Rio Preto (SP) participam de um debate promovido pela TV TEM nesta sexta-feira (25), depois da novela “Mania de Você”, a partir das 22h, na sede da emissora.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Foram convidados para o debate Coronel Fábio Cândido (PL) e Itamar Borges (MDB). O mediador será o apresentador do TEM Notícias – 1ª edição, Lucio Ramos.
O debate terá quatro blocos, sendo o primeiro e o terceiro com temas livres, e o segundo e o quarto a partir de temas determinados. No último bloco, os candidatos também farão as considerações finais.
Um sorteio determinou o candidato que vai abrir o primeiro bloco. Desta forma, o terceiro bloco automaticamente será iniciado pelo outro candidato. O candidato sorteado para abrir o segundo bloco será o segundo a perguntar no quarto bloco.
Veja como foi o debate do 1º turno entre os candidatos de Rio Preto
Os blocos de tema livre terão 20 minutos cada. Isso significa que os candidatos terão dez minutos cada um e poderão administrar seu tempo livremente.
Cada bloco com temas determinados também terá 20 minutos de duração, sendo dez minutos por tema. Os candidatos escolherão temas entre os seis propostos pelo Jornalismo da TV TEM para fazer as perguntas. Eles terão, cada um, cinco minutos para debater sobre os temas e administrarão seu tempo livremente. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição.
Por fim, cada candidato terá um minuto e 30 segundos para fazer as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio.
Os participantes poderão se movimentar livremente pelo cenário enquanto expõem suas ideias, mas não poderão se tocar durante o debate. Serão permitidos apenas apertos de mão no início e no fim do programa.
Além disso, o candidato que estiver com a palavra não poderá ser interrompido. A palavra só passa para o adversário quando ele se calar, evitando que os candidatos falem um sobre o outro, o que impede a compreensão pelo público. Em caso de insistência, os microfones serão cortados para que o mediador reestabeleça a ordem.
Coronel Fábio Candido (PL) e Itamar (MDB), candidatos à Prefeitura de Rio Preto (SP) que concorrem no 2º turno
Desirèe Assis/g1
Direito de resposta
Se um candidato fizer ofensas pessoais ao outro, o ofendido poderá solicitar direito de resposta. Para isso, no momento da ofensa, deverá levantar a mão em silêncio. Este será o sinal de que está solicitando direito de resposta. Assim que perceber que foi notado pelo mediador, deve abaixar a mão e aguardar.
A produção irá analisar o pedido e poderá conceder um minuto para que ele responda às ofensas. O ofendido deverá se manter dentro do tema e não poderá proferir ofensas contra o outro candidato.
Caberá à produção do debate conceder ou não o direito de resposta. Se possível, será concedido na hora, mas a decisão poderá demorar alguns minutos. O direito de resposta se limita a ofensas no campo moral e não a avaliações negativas sobre propostas de governo ou desempenho administrativo.
Ausência
Em caso de ausência de um dos candidatos, será realizada uma entrevista de 25 minutos com o candidato que comparecer à emissora.
Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de temas determinados e aparecerão no telão.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM